Respostas
Sinopse: Lenda do Ceará destaca-se como um dos principais romances indianistas de José de Alencar e como uma das prosas mais poéticas de nossa literatura. Escrito como uma espécie muito singular de lenda, explica de forma lírica as origens do Ceará, terra natal do autor. A narrativa gira em torno da personagem principal, Iracema, a "virgem dos lábios de mel", e seu amado Martim, fidalgo português que se apaixona pela índia ao encontrá-la inesperadamente quando ele se perdera na mata. Uma fábula que apresenta vocabulário rico, cheio de expressões indígenas e inovações, fruto dos estudos do autor e, também de seu interesse em retratar a língua como um organismo em constante mudança, resultando em uma prosa muito diferente do estilo clássico até então característico das expressões literárias da época.
"Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas."
Minha Opinião: Uma obra literária brasileira que retrata a homogeneização de etnias. A Pátria e a carnificina do progresso, rumo ao novo mundo. Entre descobertas, guerras, civilizações e valores. Assim se desenrola a união entre o branco colonizador e o índio nativo. Do fruto proibido nasce o novo homem para o novo mundo. Um romance contado em verso e prosa uma lenda de revelações e inovação.