O estudo da regência refere-se à relação morfossintática estabelecida entre verbos ou nomes e seus complementos. Pensando nisso, leia o texto a seguir.
Uma coruja de orelha presa, [...] , foi devolvida à natureza na tarde dessa terça-feira, 19, [...] após resgate em poço de luz de um prédio na avenida Benjamin Constant.
O advogado Silvio Eduardo Brutti, morador do prédio, permitiu que a janela de sua residência fosse quebrada para dar acesso à área do poço e, atendendo às orientações da Equipe de Fauna, realizou, de forma segura, a retirada da coruja do local. [...]
[...]
Para evitar situações como essa, que podem gerar ferimento ao animal e também incômodos à população, a orientação é que poços de luz sejam mantidos fechados.
Disponível em: https://gg.gg/nyw7l. Acesso em: 21 jan. 2021.
Tendo em vista o estudo da regência, analise o texto a seguir, as asserções, considerando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas, e marque a alternativa correta.
I. A locução verbal “foi devolvida” funciona como termo regente do substantivo seguinte, marcando a dependência entre os termos.
II. O uso da crase, em “acesso à área do poço”, não segue as regras da gramática normativa, pois não devemos utilizá-la após palavras masculinas.
III. As palavras “população” e “incômodos” mantêm uma relação de dependência, pois esta funciona como complemento daquela.
IV. O uso do sinal grave em “foi devolvida à natureza” se justifica devido à regência da locução verbal e ao gênero do substantivo “natureza”.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, F.
Alternativa 2:
V, F, F, V.
Alternativa 3:
V, F, V, V.
Alternativa 4:
F, F, F, V.
Alternativa 5:
F, V, F, F.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
VFVV
Explicação:
TODAS ALTERNATIVAS CORRETAS COM EXCEÇÃO DA SEGUNDA. JÁ QUE NAQUELE CASO O "À" PODE SER SUBSTITUIDO PELA EXPRESSÃO: "PARA A". OU CONFORME EXPLICADO CORRETAMENTE NA ALTERNATIVA IV.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás