Em Salvador, na configuração espacial da cidade, os bairros são ocupados de acordo com a classe social, que por sua vez é determinada, sobretudo, pela renda. Sendo assim, nesse caso a segregação socioeconômica é materializada na segregação espacial. Bairros com características completamente opostas convivem lado a lado, e há casos em que as duas realidades estão presentes no mesmo bairro. O bairro Amaralina reflete essa situação, onde um pequeno trecho diretamente ligado a orla marítima é ocupado por edificações residenciais direcionadas para a classe média, possuindo infraestrutura urbana (avenidas, transporte coletivo, espaços públicos, etc.) e a maior parte do espaço é de ocupação informal, abrigando a população pobre do nordeste de Amaralina, que por sua vez vivencia uma realidade precária.
De acordo com o texto, há uma crítica sobre a urbanização brasileira. Aponte a alternativa que aborda corretamente essa crítica.
Alternativas:
a)
Liberdade política.
b)
Mobilidade humana.
c)
Conectividade cultural.
d)
Disparidade econômica.
e)
Complementaridade comercial.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Letra D
Explicação:
Com discrepâncias socioeconômicas tão evidentes e bem definidas, no caso de Salvador, ao analisar o espaço urbano percebe-se a existência de duas cidades coexistindo e convivendo dentro do mesmo espaço geográfico
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás