Uma questão muito importante dentro do trabalho desenvolvido pelo Designer é o detalhamento de interiores, etapa essa que está inclusa no projeto executivo de interiores e nada mais é do que a ampliação e cortes de elementos de um projeto, ou seja, um conjunto de desenhos técnicos que irão especificar os materiais, cores, revestimentos, gesso, iluminação, pintura, móveis, posicionamentos e encaixes, dimensões de peças e armários, montagem dos pisos, e muito mais, fazendo o uso de desenhos técnicos computadorizados obtidos através de softwares, como o AutoCAD. Como exemplo, podemos citar uma cozinha com mobiliário planejado, que necessita de um detalhamento de interiores para os elementos que estão sendo propostos, e assim, garantindo que seu projeto seja executado da maneira correta, compatível com o que você idealizou e apresentou para seus clientes. Esses desenhos de detalhamento estão inclusos no conjunto de pranchas de um projeto executivo de interiores, e é complementado por diversos outros desenhos que guiam a completa execução da obra, sendo que o detalhamento de interiores é uma das etapas finais para a execução da obra. Dentre os vários detalhamentos que um projeto pode ter, os mais comuns são os de layout, paginação de piso e paredes, luminotécnicos e cortes/vistas. Considerando a presença indiscutível dos recursos da Computação Gráfica 2D dentro do dia-a-dia do designer, mais especificamente do AutoCAD, e a partir do exposto, faça o que se pede nos itens a seguir: a. Defina a função chave de cada projeto de detalhamento citado no texto (layout, paginação de piso e paredes, luminotécnicos e cortes/vistas). B. Monte um checklist com pelo menos 2 itens para cada projeto de detalhamento citado no texto (layout, paginação de piso e paredes, luminotécnicos e cortes/vistas)
Respostas
Resposta:
01 - Layout :
Esse desenho guia a localização e disposição dos móveis dentro de um ambiente e é elaborado após o estudo de fluxos e funções.
Representação gráfica de todos os mobiliários do ambiente;
Checklist:
Projeção de objetos acima da linha de corte da planta, ou seja, todos os elementos acima de 1,50 m que sejam relevantes para a disposição dos móveis;
Cotas gerais dos mobiliários e amarração em relação a elementos fixos;
Indicações escritas, como o modelo dos mobiliário.
02 - Paginação de piso e paredes :
Usada para orientar a correta instalação do piso indicado, seja ele cerâmico, vinílico ou outro.
Paginação de pisos com ponto inicial da colocação;
Cotas gerais do ambiente e quantidade de metros quadrados;
Indicações escritas, como modelo do piso, tamanho e cor.
03 - Luminotécnico:
A planta de iluminação mostra todos os pontos luminotécnicos a serem instalados no ambiente.
Checklist:
Todos os pontos de iluminação, sejam de iluminação direta como painéis e luminárias, como iluminação indireta, como luzes de led embutidas em prateleiras ou bancadas;
Cotas gerais de cada ponto de iluminação;
Representação da fiação de cada ponto de iluminação, ligando quantos pontos são acessos a partir de qual interruptor;
Indicações escritas, como tipo de iluminação, tamanho e potência;
Tabela luminotécnica, com indicações específicas.
04 - Cortes e vistas:
As elevações dos ambientes são fundamentais para a correta execução do projeto de interiores, isso porque é através dessas vistas que a percepção do ambiente se apresenta mais clara.
Checklist:
Cotas verticais, cotar a altura dos elementos;
Indicações escritas, com especificação de revestimentos e mobiliários;
Disposição dos mobiliários em vista;
Forro em corte, com especificações e detalhes.
Explicação:
esta correta