Ao nos depararmos com a população indígena alguns cuidados devem ser tomados. Isso porque essa fração da população possui uma forte caracterísitca de vulnerabilidade. Ou seja, a mesma ataca frontalmente a existência dessas crianças [as crianças xetás] e faz com que tenhamos um olhar diferenciado sob as mesmas. Além disso, criar um marco conceitual criar um marco conceitual novo para que a forma de tratamento, além do descritivo, aponte também soluções e respeite a singularidade dessas crianças. Muitas vezes, nos valer de conceitos que já são produzidos podem acarretar em pré-conceitos que não se deve ter dentro de uma sociedade, principalmente quando ferem o princípio da dignidade da pessoa humana. Valendo-se de autores e premissas, o que se observa é que o sistema atual, muitas vezes, condena um povo tradicional a sua não existência. É com isso que o assistente social precisa lidar, a fim de inserir novamente esse sujeito em sociedade.
CONSELHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. ECA e os direitos das crianças indígenas. 14 de fev. 2012.
Sobre o assunto apresentado acima, analise as assertivas a seguir:
I. Os xetás – povo indígena tradicional do Paraná – sofrem um processo de invisibilização, que causa um efeito de não existência, e que atinge de maneira especialmente violenta as suas crianças, que são, assim, desconsideradas pelos não índios em suas raízes históricas e sua cultura.
II. Os marcos conceituais existentes para o estudo dos povos tradicionais são suficientes para compreender a estrutura de sua cultura e sua sobrevivência no seio da cultura opressora.
III. Os marcos conceituais existentes – ainda que consideremos sua valiosa contribuição para o avanço da emancipação dessas populações tradicionais e para o entendimento da infância – foram construídos a partir da ótica do colonizador e acabaram por contribuir para a construção de “Estatutos de Verdade” que contribuíram para a opressão do povo Xetá e de outros povos.
IV. Quando se fala da necessidade de um novo olhar não desconsidera a contribuição de outras linhas teóricas e de pesquisa, como a Sociologia da Infância e a Antropologia da Infância, mas afirma que essas linhas servem como pontos de partida para reflexões inovadoras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III e IV.
Alternativa 2:
I e II apenas.
Alternativa 3:
II e III apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II e III apenas.
Respostas
respondido por:
6
Qualquer povo indígena é invisibilizado nos processos sociais, por isso que os marcos conceituais existentes para o estudo dos povos tradicionais são insuficientes e precisam ser inovados para criar novos olhares que contribuam para o estudo da sociologia e antropologia de diferentes culturas (alternativa 4).
A antropologia e os marcos conceituais europeus
A antropologia tem uma forte ligação com a forma dos europeus estudarem as culturas e os povos, e esses povos que foram colonizadores e que promoveram a escravidão e outras diversas explorações e ataques a culturas diferentes, possuem marcos conceituais muito limitados em relação a povos de culturas não europeias.
Venha estudar mais sobre antropologia em:
https://brainly.com.br/tarefa/49485197
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás