1. O que dizem amadou hampâté bâ,chimamanda adichie e J ki-zerbo sobre a construção de uma historiografia africana?
Respostas
Tendências de interpretações da Historiografia Africana.
No estudo da historiografia africana sobre a história dos africanos e dos afro-brasileiros, buscar sempre dialogar com as diversas formas de conhecimento (ciência, epistemólogo, tradicionalista, etc). Tentando combater visões etnocêntricas como por exemplo o Africanismo.
- Africanismo: Conjunto de discursos (visuais, escritos) produzidos em sua maior parte fora da África, vinda de pessoas fora do continente (navegadores, colonizadores, etc) possuindo grandes preconceitos e estereótipos em suas produções. Sempre descrevendo o que viam a partir do ponto de vista deles e nunca com uma opinião crítica.
Estudos Africanos e a Situação Colonial
- Sempre terá diversas perspectivas (europeia, americana e africana). Tendo em vista que estudos europeus, em sua grande maioria fala somente sobre a Evolução das Nações, sendo assim, retratando a África apenas como modo (fonte) de recurso.
- Sugere que a compreensão das realidades africanas (e asiáticas) só poderão ser entendidas pelo estudo das consequências do colonialismo e imperialismo.
- Colonialismo científico, racismo científico e epistemológico, criação de estigmas e preconceitos.
Perspectivas e Interpretações
- Superioridade Europeia (1880 - 1950): textos produzidos pelas falas dos colonizadores e os colonizados apenas como fonte de estudo.
- Superioridade Africana (1960 - 1980): Resposta à Superioridade Europeia; contexto decolonial; alguns textos nacionalistas.
- Emoções Controladas: após “passado” um tempo de resignação, aparecem estudos mais críticos e neutros.
Estudos sobre África na América Latina
Preocupação objetiva com a política do local; objeto de estudos geopolíticos; forte interesse da história africana por pesquisadores afro-descendentes.
O que dizem os três grandes escritores africanos sobre Historiografia Africana?
Amadou Hampâte Bâ Grande
Escritos malinês, conhecido pela sua grande influência na tradição oral, uma das mais valorizadas tradições africanas e usadas como metodologia de validação cultural histórica africana, passado pela voz de geração em geração.
Chimamanda Adichie
Chimamanda é uma grande intelectual, feminista, escritora nigeriana que luta contra uma visão colonialista sobre a África, como ela mesmo apresenta "o perigo de uma história única" ao falar que cresceu lendo livros americanos e britânicos. Fala sobre o apagamento de personagens e figuras históricas negras, dando exemplo de quando ela mesma escrevia histórias, seus personagens sempre acabavam sendo com padões europeus, em consequência de que isso era tudo o que ela via e consumia.
Joseph Ki-Zerbo
Joseph foi um político, historiador africano que vai escrever sobre a história da África Negra, lutando contra a visão imperialista do Ocidente que foi posta sobre a mesma durante muito tempo. Joseph argumentava que o Ocidente tentou pintar as sociedades africanas como uma sociedade sem cultura e sem história por não seguir os mesmos padrões ocidentais.
O escritor africano vai ser um dos principais autores no projeto da UNESCO que reuniu diversos intelectuais, principalmente grandes escritores africanos, como por exemplo Cheikh Anta Diop, para a produção da coletânea de livros "A História Geral Da África" que permite o leitor ter um amplo conhecimento sobre o continente africano, suas histórias e relações com outras civilizações sem a visão eurocêntrica.
Aprenda mais sobre Historiografia Africana aqui: https://brainly.com.br/tarefa/16994274