Pobre alimária
O cavalo e a carroça
Estavam atravancados no trilho
E como o motorneiro se impacientasse
Porque levava os advogados para os escritórios
Desatravancaram o veículo
E o animal disparou
Mas o lesto carroceiro
Trepou na boleia
E castigou o fugitivo atrelado
Com um grandioso chicote
O poema de Oswald de Andrade propõe a análise crítica da sociedade brasileira em linguagem modernista. Sabendo disso, responda aos itens.
a) O que pode representar o contraste entre a carroça e o trilho?
b) Os dois últimos versos do poema explicam metaforicamente um traço da sociedade brasileira patriarcal. Explique.
c) Com base nas respostas anteriores, é possível considerar que o título do poema assuma mais de um sentido? Justifique sua resposta.
Respostas
Lendo o poema "Pobre alimária", temos:
a) O contraste entre a carroça e o trilho pode representar as injustiças sociais presentes na sociedade, com a carroça representando a pobreza e o atraso a que parte da população é sujeita e o trilho, a riqueza e a modernidade.
b) A escravidão. Ao afirmar que o fugitivo foi chicoteado, essa imagem nos remete à escravidão, colonização e desigualdades no Brasil, ao longo de sua história.
c) Sim. Pobre alimária não se refere apenas ao animal de carga que sofre, mas à própria população pobre e excluída.
Interpretando o poema
Para conseguir responder às perguntas é preciso entender o poema, saber da história do Brasil e do modernismo, e seguir a dica dada pelo cabeçalho da questão.
A questão explica que Oswald de Andrade propõe uma análise crítica da sociedade. Portanto, seu poema terá algum tipo de denúncia (não será um poema de louvor, de elogio, nem um poema neutro).
O Brasil e seu passado colonial (de dependência cultural, econômica e de outros tipos da Europa) foram interpretados de maneira crítica pelo poeta. Ele defendia que deveríamos ser antropofágicos, ou seja, nos apropriar das influências culturais externas e mudá-las, adaptá-las à nossa cultura (ao invés de aceitá-las passivamente).
O modernismo também valoriza os avanços tecnológicos, ao mesmo tempo em que critica as desigualdades.
Para saber mais sobre modernismo, acesse: brainly.com.br/tarefa/20529252