As dificuldades de aprendizagem resultam de muitos aspectos que interferem na aquisição de novos esquemas, ou seja, na reorganização do cérebro para produção de novos comportamentos. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Todo fracasso escolar está relacionado diretamente ou indiretamente a um problema na saúde do aprendiz. II. As dificuldades de aprendizagem são identificadas pelo educador por meio da observação de comportamentos ou habilidades, gerais ou característicos, que destoam da maioria dos alunos e que comprometem o desenvolvimento do estudante, segundo o padrão mais frequente na escola. III. Embora a aprendizagem ocorra no cérebro, nem sempre ele é a causa original das dificuldades observadas; as falhas na aprendizagem podem estar relacionadas ao indivíduo, ao ambiente ou a ambos. IV. As contribuições das neurociências para a educação propõem uma nova pedagogia, com soluções definitivas para as dificuldades de aprendizagem através de uma abordagem mais científica do processo ensino-aprendizagem.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas:
A. IV, apenas.
B. I, II, III e IV.
C. II e III, apenas.
D. II e IV, apenas.
Respostas
Resposta: Alternativa: C) II e III, apenas.
Explicação:
I. Todo fracasso escolar está relacionado diretamente ou indiretamente a um problema na saúde do aprendiz. (ERRADO).
Pois, as principais causas do fracasso escolar são oriundas, em sua maior parte, dos sistemas de ensino que não conseguem atender às diversidades de necessidades presentes nas escolas, deixando de identificar onde se localizam as inadaptações à aprendizagem, e levar o aluno a descobrir sua própria modalidade de aprendizagem, considerando como ponto crucial seu modo particular de se relacionar com o conhecimento, ou seja, a aprendizagem escolar.
II. As dificuldades de aprendizagem são identificadas pelo educador por meio da observação de comportamentos ou habilidades, gerais ou característicos, que destoam da maioria dos alunos e que comprometem o desenvolvimento do estudante, segundo o padrão mais frequente na escola. (CORRETO).
Pois, A deficiência intelectual constitui uma condição permanente, mas não imutável, que se manifesta na infância e na adolescência. Possíveis indicadores podem ser reconhecidos pelos professores, comunidade escolar e família.
III. Embora a aprendizagem ocorra no cérebro, nem sempre ele é a causa original das dificuldades observadas; as falhas na aprendizagem podem estar relacionadas ao indivíduo, ao ambiente ou a ambos. (CORRETO).
Pois, a dificuldade de aprendizagem vem sendo um problema bastante debatido e preocupante, suas causas podem estar relacionadas a fatores exteriores ao indivíduo ou inerentes a ele, decorrendo de situações adversas à aprendizagem como o déficit sensorial, abandono escolar, baixa condição socioeconómica, problemas cognitivos e neurológicos.
IV. As contribuições das neurociências para a educação propõem uma nova pedagogia, com soluções definitivas para as dificuldades de aprendizagem através de uma abordagem mais científica do processo ensino-aprendizagem. (ERRADO).
Pois, as neurociências não propõem uma nova pedagogia e nem prometem solução para as dificuldades da aprendizagem, mas ajudam a fundamentar a prática pedagógica que já se realiza com sucesso e orientam ideias para intervenções, demonstrando que estratégias de ensino que respeitam a forma como o cérebro funciona tendem a ser mais eficientes.
Por outro lado, vale ressaltar, que os professores que conhecem a neuroeducação podem entender as mais diversas dificuldades escolares de aprendizagem: desconcentração, falta de foco, distúrbio de memória, esquecimento, falta de atenção, incapacidade de aprender língua estrangeira, bloqueios na aprendizagem entre tantos outros fatores que limitam o sucesso no desempenho escolar e dessa forma interagir com outros profissionais de forma mais eficiente e visando a melhoria no bem estar do indivíduo.