É muito importante que o professor considere os conhecimentos prévios dos alunos e a sua bagagem matemática para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. A matemática deve ser abordada de modo a estimular o senso crítico dos estudantes, instigando questionamentos e a busca por explicações e soluções para problemas do cotidiano. Nos PCNs do terceiro e do quarto ciclo do ensino fundamental, os conteúdos propostos para o ensino de matemática foram organizados em blocos. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir e assinale a resposta correta:
I – Os blocos são: números e operações; espaço e forma; grandezas e medidas; tratamento da informação.
II – Os blocos são: números; trigonometria; medidas; estatística. III – No bloco números e operações do terceiro ciclo, deve-se estimular os alunos a aperfeiçoar o cálculo aritmético, por meio da memorização de regras e algoritmos.
IV – No bloco espaço e forma do terceiro ciclo, convém ensinar procedimentos de construção com régua, compasso e outros instrumentos, estabelecendo relação com as propriedades geométricas.
V – No bloco grandezas e medidas do terceiro ciclo, estudam-se medidas de comprimento, massa, capacidade, superfície, tempo e temperatura. Nesse ciclo, não se deve avançar para outras medidas.
Respostas
Resposta:
Apenas I e IV estão corretas.
Explicação passo a passo:
Resposta:
Explicação passo a passo:
Os conteúdos propostos para o ensino de matemática no terceiro e no quarto ciclo do ensino fundamental foram organizados nos seguintes blocos: números e operações; espaço e forma; grandezas e medidas; tratamento da informação.
Para o terceiro ciclo, os conteúdos estão organizados em cada bloco da seguinte forma:
Bloco números e operações: aqui é fundamental oferecer situações-problema que possibilitem o desenvolvimento do sentido numérico e os significados das operações. Deve-se dar continuidade ao trabalho com os números naturais, explorando situações de contagem, ordenação, codificação, conceito de múltiplo e divisor, conceito de número primo. Deve-se estimular os alunos a aperfeiçoarem seus procedimentos de cálculo aritmético de diferentes formas, objetivando superar a mera memorização de regras e de algoritmos.
Bloco espaço e forma: aqui é importante dar ênfase às noções de direção e sentido, de ângulo, de paralelismo e de perpendicularismo, às classificações das figuras geométricas (quanto à planicidade e à dimensionalidade), às relações entre figuras espaciais e suas representações planas, à exploração das figuras geométricas planas, pela sua decomposição e composição, transformação (reflexão, translação e rotação), ampliação e redução. Também é importante ensinar procedimentos de construção com régua, compasso e o uso de outros instrumentos como esquadro e transferidor, estabelecendo relação entre tais procedimentos e as propriedades geométricas que eles envolvem.
Bloco grandezas e medidas: cabe aqui proporcionar aos alunos experiências que permitam ampliar a sua compreensão sobre o processo de medição, percebendo que as medidas são úteis para descrever e comparar fenômenos. Exploram-se medidas já estudadas de comprimento, massa, capacidade, superfície, tempo e temperatura, e incorpora-se, nesse ciclo, o estudo das medidas de ângulo e de volume e de algumas unidades da informática, como quilobytes e megabytes, que têm se tornado usuais em alguns contextos. Além de orientar os alunos para que desenvolvam estratégias de estimativa, é importante ensiná-los a utilizar instrumentos como balanças, relógios, escalímetros, transferidor, esquadro, trenas, cronômetros etc.
Bloco tratamento da informação: neste momento, os alunos ampliarão as ideias básicas de estatística quanto à coleta, à organização de dados em tabelas e gráficos, às relações entre acontecimentos, às previsões e à observação de frequência de ocorrência de um acontecimento. Também aprenderão a formular questões pertinentes a um conjunto de informações, a elaborar algumas conjecturas, a comunicar informações de modo convincente e a interpretar diagramas e fluxogramas. Também é possível iniciar o estudo das medidas estatísticas como média aritmética. As noções básicas de probabilidade têm papel fundamental nesse momento, para que os alunos compreendam como a matemática é usada para fazer previsões e percebam a importância da probabilidade na vida cotidiana.