Um estímulo aplicado em um ponto de um nervo desencadeia a formação de um impulso
nervoso, caracterizado por despolarização, seguida de repolarização da membrana dos
axonios. Esse fenômeno denominado potencial de ação, se propaga pelo nervo. Após um
determinado período de tempo, um determinado agente realiza a inibição da bomba de
Na+/K+. Qual seria o efeito dessa inibição na formação de um novo potencial de ação?
Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Para que o impulso nervoso seja propagado, é necessário que o neurônio esteja com a membrana em potencial de repouso e que sua superfície interna esteja com carga negativa de 70 a 90 milivolts. Essa fase é conhecida como polarização.
Em repouso, a membrana plasmática do axônio bombeia Na+ para o meio externo e, ao mesmo tempo, transfere íons K+ para o interior da célula. Nesse momento, pode ocorrer também a difusão passiva de sódio para o interior da célula e de potássio para fora. O potássio passa para o meio externo com maior rapidez do que o sódio entra, fazendo com que mais cargas positivas permaneçam fora da célula. São essas ações que determinam o potencial de repouso.
Quando o neurônio sofre estímulo, ocorre uma mudança transitória do potencial de membrana. Nesse momento, acontece a abertura dos canais iônicos e a entrada rápida de Na+, que estava em grande quantidade, no meio extracelular. Quando esse íon entra, ocorre a mudança de potencial e o interior do axônio passa a ser positivo (despolarização).