Aristóteles foi um pensador muito produtivo: é possível que tenha redigido cerca de 400 obras, das quais menos de um quarto chegou até nossos dias. O filósofo macedônio escreveu sobre quase todas as áreas, sendo o fundador de muitas delas, como a lógica e a biologia. Muitas ideias de Aristóteles foram 'as últimas palavras"; no campo científico e filosófico por mais de 15 séculos. Esse filósofo foi tão importante para o desenvolvimento da metafísica que sua obra dedicada ao assunto é a razão de ser do nome metafísica. A respeito das proposições de Aristóteles, analise as asserções a seguir, buscando estabelecer relação entre elas: I – Aristóteles não considera que a lógica seja uma ciência, mas sim um instrumento a ser utilizado para o correto pensar. PORQUE II – A lógica não trata de conferir valor de verdade ou falsidade às proposições, mas sim de observar como estas se constituíram. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Respostas
Aristóteles não vê a lógica como uma ciência, mas sim como uma ferramenta para o pensamento correto. Isso porque, segundo Aristóteles, a lógica não consiste em atribuir o valor de verdade ou falsidade aos enunciados, mas sim em perceber sua formação. Temos como resposta:
- As duas assertivas são verdadeira e a segunda justifica a primeira
Aristóteles e Logica
Aristóteles não considera que a lógica seja uma ciência porque ele acreditava que é muito abstrato e que não tem as mesmas evidências empíricas que outras ciências têm. Ele argumentou que a lógica é uma ferramenta a ser usada por outras ciências, mas ela mesma não é uma ciência.
Ele reconheceu, no entanto, a importância da lógica para fazer argumentos válidos e avaliá-los. Aristóteles acreditava que a lógica deveria ser usada como uma ajuda para entender as coisas, e não como um substituto para o conhecimento.
Ele argumentou que só é possível inferir as verdades necessárias e que o conhecimento delas não pode ser adquirido através da experiência, mas sim através do estudo da natureza da realidade.
Aristóteles acreditava que a lógica deveria ser usada como uma ferramenta para nos ajudar a compreender a natureza da realidade e não como um meio de provar algo, pois ele não a considerava uma ciência.
Saiba mais sobre Aristóteles e Logica: https://brainly.com.br/tarefa/645229
#SPJ2