Furtado et al. (2016) afirmam que:
“Organizar um serviço substitutivo que opere segundo a lógica do território é olhar e ouvir a vida que pulsa nesse lugar. Pensar na organização de um CAPS em uma cidade situada no meio da floresta amazônica é distinto de pensar o CAPS no interior de um estado do Nordeste ou de um bairro da periferia leste da cidade de São Paulo. São territórios distintos, com suas histórias sociais, políticas e econômicas de ocupação e usos dos espaços”.
Tal colocação enfatiza a importância do conceito de:
Assinale uma das alternativas abaixo:
a.
Reforma psiquiátrica.
b.
Sistema único de saúde.
c.
Saúde mental.
d.
Saúde coletiva.
e.
Território.
Respostas
Resposta: Território
Explicação: possibilidade de cuidar do portador de sofrimento mental sem retira-lo totalmente do seu meio
O território é um aspecto importante para o acesso à saúde mental, isso porque muitas vezes é inviável para as pessoas conseguirem chegar aos profissionais de saúde por conta da distância, condições do terreno falta de meios de transporte, mudanças climáticas, entre outros motivos (alternativa E).
As tecnologias de comunicação e saúde mental
A saúde mental geralmente não depende de contato físico, por isso ela pode ser feita através de tecnologias de comunicação, mas aí podemos cair em um problema, que é a falta de acesso a recursos de comunicação ou os problemas com o ambiente familiar, como a falta de um espaço reservado.
Venha estudar mais sobre saúde mental em:
https://brainly.com.br/tarefa/24238637