No início do século XX, começam reações à forma de ver a doença pela abordagem dada pela doença infecciosa. A medicina recupera a importância das circunstâncias individuais e sociais na saúde-doença. O homem passa a ser concebido como participante da natureza e da cultura, admitindo-se que a doença é resultante de várias causas, que se ordenam dentro de três categorias: o agente, o hospedeiro (a pessoa doente) e o meio ambiente (físico, social e econômico). Esses fatores acham-se inter-relacionados, em constante equilíbrio, o que corresponderia à noção de saúde. Quando ocorre algo que leva a um desequilíbrio, como, por exemplo, a desnutrição, a mutação de um agente etiológico ou ainda a falta de saneamento básico, temos a doença.
Respostas
Resposta:
TEORIA DA MULTICAUSALIDADE
Explicação:
O homem passa a ser concebido como participante da natureza e da cultura. Assim, tendo o biológico como pano de fundo, a teoria multicausal diz que a doença é resultante de várias causas, que se ordenam dentro de três categorias: o agente, o hospedeiro (a pessoa doente), e o meio ambiente (físico, social e econômico).
Essa é a teoria da multicausalidade, basicamente fala que a saúde é afetada por múltiplos fatores, não é apenas as alterações físicas, falamos de alterações mentais, educação, oportunidades laborais, problemas com violência na sociedade, periferização, entre outros fatores como a geografia do lugar.
Os vários fatores que influenciam a saúde
A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Qualquer causa que gere um resultado nesses níveis da saúde, serão determinantes de saúde. Nos últimos anos está sendo dada uma ênfase muito grande aos determinantes sociais de saúde, isso porque eles afetam os outros dois de maneira indireta.
Venha estudar mais sobre a saúde
https://brainly.com.br/tarefa/25162059