Respostas
Alguns autores reduzem os mitos a narrativas referentes a tempos arcaicos e elaboradas em tempos pré-críticos. Outros estudiosos, ao contrário, consideram o pensamento mítico uma constante antropológica, complementar ao pensamento racional. Em coexistência com a reconhecida tendência à secularização, existiria outro responsável pela produção de novos mitos.
O pensamento racional e científico não seria, portanto, um "desmascarador" de mitos e um substituto do pensamento mítico, mas pode ser capaz de reconhecer sua atualidade. Enquanto a astronomia, com suas descobertas, esvaziou os céus, a sociologia e a psicologia descobriram forças que se impõem ao pensamento e à vontade humana.
Se uma das características fundamentais do pensamento mítico é efetivamente a aceitação acrítica das narrativas e explicações que produz, então será extremamente difícil para uma sociedade reconhecer seus próprios mitos como tais. De qualquer forma, há resistência individual e social em “desmascarar” o mito e considerá-lo como linguagem simbólica.
Resposta:
Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e dos seres humanos.
Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.
Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir da suposição ou premissas; entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causas e efeito. A razão é particularmente associada a natureza humana ao que é o único e definidor do ser humano.