Revolução industrial : o que foi, causas, consequências, revolução industrial no Brasil, objetivo da revolução industrial, invenções da segunda Revolução industrial.
Respostas
Resposta:
Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840.
Principais causas da Revolução Industrial
Progresso técnico e científico.
Criação de máquinas para as indústrias.
Invenção da máquina de fiar, tear mecânico e da máquina a vapor.
Melhoria dos métodos agrícolas.
Aperfeiçoamento e inovação das técnicas de produção.
Desenvolvimento da indústria metalúrgica e siderúrgica.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva.
O Brasil teve uma industrialização atrasada em relação aos países da Europa e EUA. Somente na década de 1930 que a indústria brasileira começou a se desenvolver significativamente. Na Inglaterra, o processo de Revolução Industrial teve início em meados do século XVIII, espalhando-se pela Europa neste mesmo período.
O ponto de partida da Revolução Industrial foi o desenvolvimento da máquina a vapor. A revolução resultou em transformações sensíveis no modo de produção das mercadorias e nas relações de trabalho e em forte redução do salário.
Invenções da Segunda Revolução Industrial
Motor à combustão e elétrico;
Lâmpada incandescente;
Trens a vapor e ferrovias;
Navios de aço;
Automóvel;
Telégrafo, telefone, televisão;
Dínamo elétrico;
Plásticos, lubrificantes, e outros produtos sintéticos derivados do petróleo;
Explicação:
Desculpa, a resposta ficou bem grande kk