Na política, a evolução da participação feminina é bem tímida. Apesar de um aumento no número de deputadas federais entre 2017 e 2020, temos atualmente apenas 14,8% de mulheres em exercício na Câmara dos Deputados. Com esse dado, o Brasil tem a menor proporção entre os países da América do Sul e fica na posição de número 142 em um ranking de 190 países.
A partir da leitura do texto na íntegra e dos conhecimentos abordados no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Embora a participação de mulheres na política tenha aumentado nos últimos anos, é natural que a tradição de se manter a maioria masculina no poder deva se perpetuar nas variadas democracias.
PORQUEII. O sexo, dado como fator biológico determinante, é considerado um marcador social que resulta na distinção entre homens e mulheres e suas ocupações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:As asserções I e II são falsas.
Respostas
respondido por:
2
Apesar da baixa participação das mulheres, a intenção é que os centros do poder sejam cada vez mais divididos entre homens e mulheres, pois as diferenças biológicas não são relevantes para a função política (alternativa correta 5).
A igualdade entre homens e mulheres
Mulheres e homens são iguais perante a lei, porém ainda faltam muitas dimensões até que a igualdade seja plenamente atingida. Por exemplo, na política, ainda existe uma participação muito baixa de mulheres, o que impacta diretamente na qualidade das discussões realizadas nesses meios.
Leia mais sobre igualdade de gênero em:
https://brainly.com.br/tarefa/20836386
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás