Explique o fenômeno da autofagia
Fontes
Respostas
Resposta:
A autofagia acontece quando as células englobam e degradam porções de seu próprio citoplasma. Nesse processo, formam-se membranas, de origem ainda controversa, que englobam porções do citoplasma, produzindo uma estrutura fechada denominada de vacúolo autofágico ou autofagossomo. Posteriormente, o vacúolo une-se a lisossomos, dando origem ao autolisossomo ou autofagolissomo. As enzimas encontradas nos lisossomos serão, então, responsáveis por garantir que o material interno e a membrana sejam degradados
Ao degradar essas partículas, a célula faz, por exemplo, a reciclagem de proteínas, lipídios, nucleotídeos, aminoácidos e ácidos graxos. Esse processo também possibilita uma limpeza da célula, degradando macromoléculas malformadas, por exemplo. Além disso, relaciona-se com vários outros processos, como remodelação celular, defesa do hospedeiro e até mesmo doenças como o câncer, uma vez que a interrupção da autofagia pode acelerar a carcinogênese.
Hoje sabemos que o processo de autofagia é realizado pelas células para, entre outras funções, manter o seu equilíbrio e realizar suas atividades normais. As células fazem a autofagia em várias situações, como quando ocorre:
Acúmulo de organelas com defeito;
Acúmulo de agregados proteicos grandes;
Escassez de alimento;
Temperaturas elevadas;
Pouco oxigênio.