• Matéria: História
  • Autor: gabrielabernardo07
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre a relação entre produção do café e mão de obra, assinale a alternativa correta.



a.
a lavoura cafeeira, por se adaptar melhor às áreas temperadas, encontrou na zona da Mata (MG) e na província de São Paulo as condições ideais. Na região do Vale do Paraíba, a produção ocorreu de maneira tradicional, sendo utilizada a mão de obra escrava. Estendendo-se para o interior paulista, a mão de obra do imigrante italiano substituiu a escrava, inicialmente através da parceria e, depois, através do sistema de colonato.



b.
o café, produzido em latifúndios, se estendeu por todo o litoral brasileiro; a mão de obra escrava era responsável pelo plantio e a imigrante, alemã e italiana, pela secagem e descascagem, havendo harmonia no convívio entre os trabalhadores e os patrões.



c.
a lavoura cafeeira se estendeu do norte do Paraná até o oeste de Santa Catarina, sendo os alemães e poloneses trazidos da Europa para trabalharem para os grandes proprietários locais.



d.
o café prosperou na Bahia, que já se destacava com o fumo e o cacau; a mão de obra utilizada era a do imigrante espanhol que logo se adaptou ao calor e costumes baianos, sendo assalariado.

Respostas

respondido por: GaivotaPlays
0

Resposta:

Letra A

Explicação:

Essa discussão é sempre viva nas questões de vestibulares e sugere a suposta “visão empreendedora” dos cafeicultores do oeste paulista que perceberam antecipadamente as carências da utilização da mão de obra escrava e foram, pioneira e gradativamente, elaborando sua substituição. O sistema de colonato deve ser destacado.

Perguntas similares