alguém pode ajudar?
Respostas
a) Os indivíduos marcados possuem uma anomalia genética. Pela análise do heredograma, não há predominância dessa anomalia em qualquer um dos sexos portanto podemos concluir que ela é autossômica (o gene para a anomalia não está presente em cromossomos sexuais). Observa-se também que o casal (II) 4 x 5 não é afetado pela anomalia mas teve o primeiro filho (III - 4) afetado; isso significa que o gene da anomalia ficou "oculto" (em "recesso") nos pais, característica de um gene recessivo.
b) Se um indivíduo for normal (A_) mas pelo menos um dos pais apresentar a anomalia recessiva (aa), o genótipo desse indivíduo será obrigatoriamente heterozigoto (Aa). É o caso dos casais (I) 1 x 2 e (II) 1 x 2 e seus respectivos filhos:
Casal (II) - 1 x 2
mulher aa x homem Aa (esse gene a foi herdado de seu pai I - 1)
filhos: III-1 = Aa III-2 = aa III-3 = Aa
Se a mulher III-3 se casar com um homem normal cuja mãe possui a anomalia (é aa), esse homem é obrigatoriamente heterozigoto Aa. (Lembre que de cada par de genes, um é herdado da mãe e, o outro, do pai).
Portanto, será um cruzamento entre heterozigotos:
Mulher (III-3) Aa x Homem Aa
Gametas: A - a A - a
Filhos possíveis: AA - Aa - Aa - aa
Normais ³/₄ afetados ¹/₄
Se esse casal tiver trigêmeos (não serão idênticos pois o enunciado esclarece que foram implantados 3 embriões, ou seja foram 3 óvulos fecundados), a chance de cada um deles ser menino é de 50% (¹/₂). Já a chance conjunta de serem 3 meninos será de: ¹/₂ x ¹/₂ x ¹/₂ = ¹/₈ (regra do "e" ou da multiplicação para eventos mutuamente exclusivos).
Quanto à probabilidade de terem nascido com a anomalia (serem os 3 aa, independente do sexo) será de: ¹/₄ x ¹/₄ x ¹/₄ = ¹/₆₄
Espero ter ajudado.