QUESTÃO 1
Recentemente, os designers estão interessados em como projetar produtos interativos que provoquem tipos específicos de respostas emocionais nos usuários, motivando-os a aprender, jogar, ser criativos e sociáveis. Para conseguir o anterior, os professionais devem decidir a parte física do sistema com a qual o usuário entrará em contato. A definição da interface inicia com a escolha dos estilos de interação do sistema, para então passar para a representação da interface, em diferentes níveis de abstração (BARBOSA e SILVA, 2010). No entanto, os autores advertem que pelas inúmeras novas funcionalidades identificadas para os computadores, juntamente com os novos perfis de usuários potenciais, exigem a análise, a melhoria e a evolução dos estilos de interação exigindo dos professionais uma continua atualização de conhecimentos.
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir sobre os tipos de interação:
I. A interação através de WIMP utiliza vários estilos de interação em diferentes partes da interface.
II. A interação através das interfaces hápticas fornecem feedback tátil por meio da aplicação de vibração e força para a pessoa.
III. A interação através de menus, o sistema oferece um conjunto de opções dentre as quais o usuário deve selecionar a que lhe interessa.
IV. A interação através da realidade virtual usa simulações gráficas geradas por computador para criar uma ilusão de participação do usuário em um ambiente sintético.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Resposta:
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação:
I - CORRETO.
"WIMP (Windows, Icons, Menus and Pointers)
Utiliza vários estilos em diferentes partes da interface.".
Livro Design de Interação, Página 70.
II - CORRETO.
"Hápticas: as interfaces hápticas (sensíveis ao tato) fornecem feedback tátil por meio da aplicação de vibração e força para a pessoa, usando atuadores que são incorporados em roupas ou em um dispositivo portado pelas pessoas, como um celular.".
Livro Design de Interação, Página 71.
III - CORRETO.
"Interação por menus e formulários
Sistema oferece um conjunto de opções que o usuário deve escolher.".
Livro Design de Interação, Página 69.
IV - CORRETO.
"Realidade virtual: usa simulações gráficas geradas por computador para criar uma ilusão de participação do usuário em um ambiente sintético, ou seja, o usuário interage com o ambiente virtual, que dá a sensação de que o ambiente é virtualmente real.".
Livro Design de Interação, Página 70.