POR QUE PODEMOS AFIRMAR QUE O ELEMENTO CÉTICO É O QUE CARACTERIZA A IDENTIDADE DO PENSAMENTO SOFISTA?
Respostas
Resposta:
Os sofistas foram amplamente criticados desde Sócrates até meados do século XIX. Em sua maioria, esses pensadores estiveram na cidade de Atenas, em razão da organização política dessa cidade-estado no século V a.C., mas não eram cidadãos. Por cobrarem para ensinar, principalmente retórica e gramática, foram chamados por Platão de enganadores hábeis, e por Henry Sidgwick, de charlatães.
Há indícios de que a palavra sofista teve conotação positiva nos escritos dos grandes poetas gregos e em Heródoto, o pai da história. A crítica histórica aos sofistas não se iniciou com Sócrates, contudo é inegável a influência dos escritos de Platão e Aristóteles na caracterização desses pensadores.
Explicação:
ucuffkcircnobjroctjbf ijcfjiiecobsoncdnosnosncocbiccur. u
Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses opunham-se à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas polis (cidades). Dessa forma, substituíram a natureza que antes era o principal objecto de reflexão pela arte da persuasão.