• Matéria: História
  • Autor: marianapachecomm
  • Perguntado 3 anos atrás

É importante observarmos que o emprego adequado da fonte musical demanda que o docente em História adote critérios e métodos. Em linhas gerais, a utilização de canções em sala de aula deve ser feita dentro de um trabalho que oriente o aluno acerca de que canções são expressões artísticas. Neste sentido, leia atentamente a letra musical abaixo e considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


CÁLICE (CRIOLO)

Como ir pro trabalho sem levar um tiro

Voltar pra casa sem levar um tiro

Se as três da matina tem alguém que frita

E é capaz de tudo pra manter sua brisa

Os saraus tiveram que invadir os botecos

Pois biblioteca não era lugar de poesia

Biblioteca tinha que ter silêncio,

E uma gente que se acha assim muito sabida


Há preconceito com o nordestino

Há preconceito com o homem negro

Há preconceito com o analfabeto

Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai.


A ditadura segue meu amigo Milton

A repressão segue meu amigo Chico

Me chamam Criolo e o meu berço é o rap

Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai.

Afasta de mim a biqueira, pai

Afasta de mim as biate, pai

Afasta de mim a cocaine, pai

Pois na quebrada escorre sangue, pai.


Pai

Afasta de mim a biqueira, pai

Afasta de mim as biate, pai

Afasta de mim a coqueine, pai.

Pois na quebrada escorre sangue.



I. Esta música do rapper Criolo, inspirada pela famosa música da década de 1970 de Chico Buarque, narra os medos e dificuldades de quem vive na periferia e precisa lutar contra as instituições e a pressão imposta pelos traficantes. Nesse sentido, trata-se de um documento apropriado para o trabalho com escolas da periferia, uma vez que alunos de colégio elitizados não compreenderão tal contexto.
PORQUE
II. Letras e musicalidades são produzidas no sentido de produzir convencimentos sobre este ou aquele discurso que é objeto da mesma.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: maarigibson
5

A arte, muitas vezes, é utilizada como forma de produção crítica, realizando uma denúncia da realidade. Porém, nem sempre o objetivo é o convencimento do sobre o discurso. Por isso, as assertivas são falsas (alternativa correta 5).

A crítica na produção musical

As letras de músicas podem conter críticas, mas não necessariamente possuem como objetivo o convencimento do interlocutor. Além disso, textos como a música de Criolo podem ser trabalhadas em diversos ambientes escolares de níveis sociais diferentes.

Levar esses textos a ambientes diferentes faz com que o discurso se espalhe e os alunos de outros locais possam entrar em contato com realidades diferentes.

Leia mais sobre desigualdade social em:

https://brainly.com.br/tarefa/22345021

Anexos:
respondido por: marcelobrodrigues15
3

Resposta:

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Explicação: Página 123 do livro da Unicesumar.

Perguntas similares