“A obesidade tornou-se uma pandemia, com mais de um bilhão de pessoas afetadas em todo o mundo. Ao longo dos últimos 30 anos, triplicou a frequência de crianças com sobrepeso, definidas como aquelas que têm um índice de massa corporal (IMC) acima do 85o percentil em relação à idade e ao sexo. Dados da International Obesity Task Force (Força-tarefa Internacional sobre Obesidade) indicam que 22 milhões de crianças menores de 5 anos em todo o mundo têm sobrepeso ou são obesas. A obesidade chegou a substituir a desnutrição como o maior problema nutricional em algumas partes da África, com uma incidência até quatro vezes maior do que a desnutrição. Acompanhando o aumento da incidência de obesidade infantil, vêm sendo identificadas mais consequências dessa condição, entre as quais a apneia obstrutiva do sono, problemas ortopédicos, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Problemas psicológicos – por exemplo, depressão ou pior qualidade de vida – também são corolários graves da obesidade. Para crianças com sobrepeso, preconceito e discriminação fazem parte da vida cotidiana. Além disso, as consequências de atitudes induzidas pelo preconceito, como isolamento ou retraimento social, podem contribuir para a exacerbação da obesidade, por meio de vulnerabilidades psicológicas que aumentam a probabilidade de comer em excesso e de atividades sedentárias.”
Respostas
Cerca de 34% da população está acima do peso, é um problema grave e que se tornou de fato uma pandemia. Há um forte movimento para inclusão de pessoas obesas, mas é preciso ter em mente que a obesidade pode matar por facilitar o desenvolvimento de doenças.
E os obesos saudáveis, eles não existem?
Não, eles não existem. O que existem são pessoas jovens obesas com diversos mecanismos de compensação ativados em seus corpos. Um dia esses mecanismos irão provocar tanto estresse e mudanças fisiológica que o corpo irá adoecer de várias formas ao mesmo tempo.
O corpo humano, enquanto jovem, suporta muito estresse, não atoa os atletas se aposentam relativamente cedo, isso porque seus corpos não suportam mais tanto estresse.
Venha estudar mais sobre obesidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/4660388