Respostas
Vc quer saber a definição de cada um?? se for isso vamos la
sujeito simples -> O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minha tia chegou de viagem. No exemplo acima, o sujeito é “minha tia”. A palavra mais importante é apenas uma: tia.
sujeito indeterminado -> O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação.
Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.
Nesta frase não conseguimos identificar o sujeito da ação verbal, ou seja, não sabemos quem estava cantando, se eram homens ou mulheres, por exemplo.
Resposta:
Exemplos de sujeito simples:
* Paulo comprou uma bicicleta.
* Os meninos estão brincando no quintal.
* O navio quebrou no porto.
* Os netos presentearam a avó.
* As vacas malhadas pastavam na fazenda.
Sujeito indeterminado
* Esqueceram de trancar a porta.
* Precisa-se de vendedores. (verbo+se+preposição)
Explicação:
Sujeito simples
Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. O núcleo do sujeito é a sua palavra principal e mais importante
O sujeito indeterminado é aquele que faz referência a alguém, mas não o identifica. Esse tipo de sujeito geralmente é acompanhado de verbos flexionados na terceira pessoa do plural, ou de verbos flexionados na terceira pessoa do s ingular, acompanhados da partícula -s e. (3ª pessoa do singular: ele/ela – 3ª pessoa do plural eles/elas)