Respostas
Resposta:
Foi a partir da insatisfação do 3° Estado com os problemas políticos, sociais e econômicos que se iniciou a Revolução Francesa. Além disso, outros acontecimentos contribuíram para que a transformação começasse, como o surgimento do Iluminismo em décadas anteriores, um movimento em que pensadores e filósofos desafiavam fundamentos básicos da sociedade.
A junção da insatisfação com as ideias defendidas pelo movimento iluminista fez com que a sociedade percebesse que também tinha direitos, inclusive o de lutar para defendê-los. Assim, o 3° Estado começou a se movimentar e uma de suas primeiras conquistas foi a Queda da Bastilha, em julho de 1789.
A população se uniu para tomar a Bastilha, um local que era usado para armazenar armas e servia como prisão para os inimigos do rei. A invasão a um lugar que era um grande símbolo de opressão por parte da monarquia foi um marco histórico e é reconhecido por muitos historiadores como o início da Revolução Francesa.
Em agosto do mesmo ano, Marquês de Lafeyette, um oficial militar francês, escreveu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento que foi aprovado pela Assembleia Nacional. Lafeyette se inspirou nos ideais de liberdade de Thomas Jefferson na Declaração da Independência dos Estados Unidos.
Em outubro de 1789, a França foi cenário de mais um acontecimento importante da Revolução Francesa. Uma multidão de mulheres da classe trabalhadora foi até o Palácio de Versalhes para protestar contra o alto preço do pão. Elas forçaram o rei Luís XVI e sua família a retornarem a Paris e, a partir de então, eles se tornaram prisioneiros dos revolucionários.
Com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, o rei teve o seu poder limitado, tentou fugir do país, foi pego e teve o pouco poder que ainda lhe restava tomado. Com isso, Luís XVI foi considerado um traidor da revolução, sendo condenado à guilhotina, fato que foi consumado em janeiro de 1793.
Assim, podemos concluir que a resposta para o questionamento que abriu este artigo é que o principal motivo da Revolução Francesa foi a desigualdade social e a insatisfação da população em relação às injustiças.
Explicação:
Espero ter ajudado, bons estudos, anjinho!