2) leia um poema de Luiz Silva, poeta conhecido como Cuti
Ferro
Primeiro o ferro marca
a violência nas costas
Depois o ferro alisa
a vergonha nos cabelos
Na verdade o que se precisa
é jogar o ferro fora
e quebrar todos os elos
dessa corrente
de desesperos.
a) quais são os sentidos de ferro no primeiro e no terceiro versos?
b) em qual dessas ocorrências o eu lírico se refere à ideologia so branqueamento?
c) que sentido deve ser atribuído a ferro no sexto verso do poema?
d) de que forma o poema constrói uma visão histórica da situação do negro?
Respostas
Resposta: A) O sentido que o autor dá para o ferro nas primeiras estrofes é aquele que era usado para marcar os escravos como propriedade de seus donos, normalmente o símbolo representava a família a qual os mesmos pertenciam. Podemos ver essa pratica sendo feita com cavalos nos dias de hoje.
B) Ele fez a ideologia do branqueamento na parte em que diz "Depois o ferro alisa a vergonha nos cabelos" que faz referência ao fato de que muitas mulheres negras acabam alisando seu cabelo, que é uma característica comum das pessoas brancas.
C) O termo "Ferro" pode ser associado ao preconceito ou então a vergonha de ser negro, juntamente com o medo de reconhecer suas características.
D) O poema constróis essa visão começando da época em que os negros eram escravizados até chegar nos dias atuais em que eles mudam suas particularidades para se encaixarem nos padrões.
Explicação: :)
O poema de Luiz Silva faz referencia ao preconceito encarado pelos negros durante muitos anos.
A) No primeiro verso, o sentido que o autor dá para o ferro remete aquele que era usado para marcar os escravos como propriedade de seus donos. No terceiro verso, o auto se refere a ferramenta usada por algumas mulheres para "alisar" o cabelo.
B) O eu lírico fala da ideologia do branqueamento na parte em que diz "Depois o ferro alisa a vergonha nos cabelos" que faz referência ao fato de que muitas mulheres negras acabam alisando seu cabelo.
C) O termo "Ferro" pode ser associado ao preconceito ou então a vergonha de ser negro, juntamente com o medo de reconhecer suas características.
D) Começando da época em que os negros eram escravizados até os dias atuais onde alguns mudam suas particularidades para se encaixarem nos "padrões".
Sobre o poema de Luiz Silva:
- Em linhas gerais, fala das marcas carregadas pela escravidão;
- Também faz relação a vergonha que algumas pessoas sentem por serem negros.
Mais sobre o preconceito racial em: https://brainly.com.br/tarefa/8540531
#SPJ2