• Matéria: Sociologia
  • Autor: alinercardoso
  • Perguntado 3 anos atrás

Max Weber é reconhecido na sociologia pela qualidade de seus estudos que envolvem o tema Estado Poder. Considere as afirmativas a seguir.



I. Para Weber, o poder e a dominação podem ser vistos como faces de uma mesma relação social em que um agente impõe a sua própria vontade e outro agente aceita essa imposição.

II. De acordo com Weber, as sociedades modernas são marcadas pela dominação pautada na crença e legitimidade das ordens constituídas, sendo seu tipo mais puro exercido por meio de um quadro administrativo burocrático.

III. Segundo Weber, a dominação do tipo carismática pode ocorrer em sociedades antigas ou modernas, pois remete a uma qualidade pessoal exercida por um líder, como profetas, guerreiros e líderes políticos.

Está correto apenas o que se afirma em:

a.
I.

b.
I e II.

c.
II e III.

d.
I e III.

e.
I, II e III.

Respostas

respondido por: larissamagrani
33

A política pode ser entendida como o conjunto de esforços com vistas a participar do poder ou influenciar a divisão do poder, seja entre Estados, seja no interior de um único Estado (E).

Análise sobre as questões de Weber

  • I. Verdadeiro. O poder é configurado como uma violência legítima, justificável. Weber equipara poder à violência e torna os conceitos sinônimos.

  • II. Verdadeiro. O poder político equivale-se ao domínio e à violência. Assim sendo, o sociólogo analisa as ações humanas na sociedade e como a relação de poder funciona.

  • III. Verdadeiro. A dominação carismática é um tipo de manifestação política cunhado por líderes seculares e religiosos.

Saiba mais sobre Weber em: https://brainly.com.br/tarefa/43697281

Anexos:
respondido por: GUISHERLOCAO
7

Resposta:letra e

Explicação:

Perguntas similares