As empresas familiares são responsáveis pelo desenvolvimento econômico do Brasil. Entretanto, elas apresentam dificuldades devido à gestão financeira. Assinale a alternativa que contém uma das causas da má gestão financeira:
A. Organização dos fluxos econômicos quanto à distribuição e à geração do valor agregado, que é realizada de forma incoerente e alinhada com as práticas do mercado.
B. Possibilidade de consolidar o patrimônio familiar e empresarial, uma vez que não há segregação entre eles.
C. Rígido controle e registro da documentação comprobatória de gastos realizados pela empresa familiar.
D. Constantes investimentos em modernização de processos, acarretando rápida tomada de decisão e eficiência e eficácia dos recursos.
E. Falta de utilização de ferramentas contábeis capazes de produzir informações necessárias para a melhor gestão financeira.
Respostas
Resposta:
E.
Falta de utilização de ferramentas contábeis capazes de produzir informações necessárias para a melhor gestão financeira.
Existem empresas familiares que não utilizam ferramentas contábeis nem têm gestão financeira, o que gera surpresa aos seus administradores e proprietários quanto à saúde financeira delas. Outro ponto a considerar é a resistência à modernização do processo produtivo e dos sistemas de informação gerencial, o que engessa os processos realizados pelos departamentos ou unidades de negócio, atrasa o processo decisório e impacta na eficiência e na eficácia dos recursos, acarretando maiores custos para a empresa. Também é comum verificar a falta de registro e de controle dos gastos da empresa familiar para a contabilidade devido à falta de documentação comprobatória (nota fiscal, por exemplo). Por fim, é comum a confusão entre o patrimônio familiar e o empresarial, o que pode resultar em alto risco para ambas as partes, uma vez que pode acontecer má gestão financeira e acarretar perda do patrimônio ou uso indevido do dinheiro da empresa.