Respostas
Resposta:
O colesterol alto tem diversas causas e, a maioria delas pode ser controlada com a mudança de hábitos diários que estão muito ligados ao estilo de vida.
Explicação:
Sedentarismo
Ter uma vida sem atividades físicas, é uma das grandes causas do colesterol alto. Vale lembrar, que o sedentarismo também quer dizer um dia a dia quase sem esforço, ou seja, somente com um simples caminhar pela rua ou com momentos de brincadeiras com seus filhos e pets, por exemplo.
Má alimentação
A má alimentação é um dos principais problemas que, além de gerar o colesterol alto, traz outros problemas de saúde.
Alguns alimentos são campeões em fazer o nível do colesterol subir, mesmo consumidos em pouca quantidade. O motivo é que tais alimentos são ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e outras substâncias, que fazem o colesterol LDL aumentar muito.
Veja os alimentos que mais impactam no aumento do colesterol ruim:
embutidos: salsicha, salame, queijos amarelos, entre outros;
chocolate;
alimentos industrializados: salgadinhos, sucos, refrigerantes;
gema de ovo;
banha;
carne de porco;
açúcar;
carboidratos simples: pão francês, pão de forma, massas, tortas;
frituras: hambúrguer, quibe, linguiça, entre outros;
manteiga;
bebidas alcoólicas em excesso;
pratos com muitos condimentos.
Histórico familiar
O histórico desse tipo de problema na família, principalmente em parentes de 1º grau, é um fator que aumenta o risco para desenvolver o colesterol elevado, mesmo em idades mais novas.
Sexo e idade
Mulheres têm mais chances de terem colesterol alto. O motivo é a mudança hormonal que permanece por mais tempo e com maior intensidade durante várias fases da vida.
Um dos períodos em que as taxas de colesterol LDL podem ficar muito maiores, é logo após a menopausa. Com a mudança hormonal, o organismo pode produzir mais colesterol do que o corpo precisa.
Ademais, a idade entra como fator de risco, pois quanto mais velho o paciente, maiores são as chances da produção e consumo de colesterol pelo organismo, se desregularem.
Obesidade e sobrepeso
Esses são dois motivos que também estão relacionados ao sedentarismo e má alimentação, como o colesterol alto. Tirando os casos de obesidade mórbida, ou seja, mesmo comendo pouco a pessoa engorda, o sobrepeso e a obesidade são relevantes nas causas desse problema grave.
Contudo, existem casos de pessoas obesas que não têm nenhuma alteração metabólica. Cerca de 30% da população com obesidade se apresenta dessa forma e apesar de estarem acima do seu peso ideal, não tem pressão alta, diabetes e nem colesterol elevado.
Mas, isso não pode ser considerado regra básica, por isso você deve ficar atento aos fatores de risco! Confira!
Tabagismo
O fumo aumenta o risco, pois ele prejudica as veias e artérias, evitando seu funcionamento pleno. Isso acontece, porque atrapalha a circulação sanguínea e permite o acúmulo de colesterol dentro dessas estruturas.
Diabetes
As taxas de colesterol podem ser afetadas por causa do diabetes. Já que um dos efeitos que essa doença pode provocar é o aumento do nível de colesterol LDL e a diminuição do HDL.