(Fgv 2007) “Homens e mulheres aprenderam a ver a realidade através de lentes de câmeras. Pois embora aumentasse a circulação da palavra impressa (…), esta perdeu terreno para o cinema. A Era da Catástrofe foi a era da tela grande do cinema. (…) Na verdade, à medida que se aprofundava a Depressão e o mundo era varrido pela guerra, a frequência nos cinemas do Ocidente atingia o mais alto pico de todos os tempos. (…)
A imprensa atraía os alfabetizados, embora em países de escolaridade de massa fizesse o melhor possível para satisfazer os semi-alfabetizados com ilustrações e histórias em quadrinhos (…). O cinema, por outro lado, fazia poucas exigências à alfabetização (…).
Ao contrário do cinema, ou mesmo da nova imprensa de massa, o rádio não transformou de nenhum modo profundo a maneira humana de perceber a realidade. (…) Mas sua capacidade de falar simultaneamente a incontáveis milhões (…) transformava-o numa ferramenta inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e vendedores logo perceberam, para a propaganda política e publicidade.”
(Eric Hobsbawm, “Era dos Extremos: o breve século XX”)
É inegável a influência que os meios de comunicação exercem sobre as sociedades. De acordo com a análise do historiador, o “status” adquirido pelo cinema durante a “Era da Catástrofe” (1914-1945) pode ser explicado pelo fato de que esse meio:
A) pouco modificou a maneira de as pessoas compreenderem o mundo, comparado ao rádio
B) fez diminuir a circulação de jornais impressos diante dos efeitos da crise econômica
C) atraía muitas pessoas, permitindo que se distraíssem na época da guerra. (ESTA É A RESPOSTA)
D) tornou-se o mais poderoso instrumento de propaganda devido à transmissão simultânea
E) atingia principalmente a população alfabetizada, assim como a imprensa escrita
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra c - atraía muitas pessoas, permitindo que se distraíssem na época da guerra
Explicação:
esse meio permitia que as pessoas se distraíssem na época da guerra.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás