• Matéria: Biologia
  • Autor: brunalorosa
  • Perguntado 3 anos atrás

Considerando pesquisas sobre a origem da vida no planeta, conhecemos que a Terra se desenvolveu a aproximadamente 4,5 bilhões de anos e que os primeiros seres vivos se desenvolveram a aproximadamente 3,5 bilhões de anos. A teoria mais aceita para explicar a origem da vida no planeta é a teoria de Oparin, proposta em de 1920 e testada por Stanley Miller em 1952. Com relação a teoria e ao experimento que tenta comprová-la, analise as alternativas e assinale a correta:

Alternativas
Alternativa 1:
De acordo com a teoria de Oparin as moléculas inorgânicas surgiram por reações químicas entre moléculas orgânicas e o agrupamento de moléculas orgânicas e inorgânicas resultaram nas primeiras células.

Alternativa 2:
De acordo com a teoria de Oparin, o surgimento dos primeiros seres vivos no planeta primitivo somente foi possível devido à grandes concentrações de moléculas orgânicas nos mares e pela grande concentração de oxigênio em sua atmosfera.

Alternativa 3:
O experimento de Stanley Miller evidenciou que a teoria de Oparin não poderia ser aceita, pois as moléculas orgânicas somente podem ser produzidas por atividade metabólica das células.

Alternativa 4:
Segundo a teoria de Oparin os primeiros seres vivos se desenvolveram em meio aquoso, eram organismos unicelulares, procariontes, heterotróficos e anaeróbios. Essas células primitivas sofreram mutações e deram origem as células eucariontes.

Alternativa 5:
A teoria de Oparin sugere que moléculas orgânicas simples surgiram a partir de reações químicas entre moléculas inorgânicas, como metano, amônia, hidrogênio e água, presentes na atmosfera primitiva, favorecidas pela grande concentração de oxigênio.


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, atividade mapa, resumos, redações, relatório de aula prática, trabalhos escritos, potifólios, resolução de atividades, provas, resumos entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: mariaeduardafe8123
14

Resposta:

alternativa 5

Explicação:


janchova: OBG
drogariasaoluizpote: ob
respondido por: namaria76
5

Resposta:

Alternativa 5

Explicação:

A hipótese de Oparin e Haldane baseou-se na ideia de que os seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas, que, por sua vez, formaram-se de substâncias inorgânicas presentes na atmosfera.

O planeta como conhecemos hoje é completamente diferente daquele quando as primeiras formas de vida surgiram.

A origem da vida é um tema que ainda intriga muitos pesquisadores. Até o momento não há provas concretas de como a primeira forma de vida surgiu na Terra, entretanto, algumas teorias tentam explicar esse importante acontecimento. Uma das teorias mais aceitas foi proposta por Oparin e Haldane.

Hipótese de Oparin e Haldane

Na década de 1920, Aleksandr Oparin (1894-1980) apresentou sua hipótese, que se baseava na ideia de que modificações lentas e graduais causaram a formação de compostos orgânicos, como proteínas e carboidratos, e, posteriormente, agregados moleculares com certo metabolismo. Um processo semelhante ao proposto por Oparin foi descrito também por John B.S.Haldane (1892-1964).

A hipótese proposta pelos dois pesquisadores, de forma independente, assumiu a ideia de que a vida iniciou-se a partir de uma evolução química, na qual compostos inorgânicos combinaram-se e deram origem a moléculas orgânicas inicialmente simples, mas que, com o tempo, foram combinando-se e originaram moléculas mais complexas. Essa hipótese pode ser dividida em três partes:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Síntese pré-biótica de moléculas orgânicas: nessa primeira etapa, as moléculas orgânicas eram formadas a partir de compostos inorgânicos. A atmosfera primitiva era formada por amônia, metano, hidrogênio e vapor de água. Com a diminuição da temperatura, o vapor de água condensava-se e caía na crosta terrestre, o que deu início ao ciclo das chuvas. Nesse período, as descargas elétricas eram fortes e, com a radiação, agiam sobre as moléculas presentes na atmosfera, formando moléculas orgânicas.

Agregação de moléculas: nessa fase, as moléculas formadas começaram a unir-se e originaram compostos cada vez mais complexos e com um metabolismo primitivo. Quando a temperatura do planeta caiu ainda mais e as rochas resfriaram-se, os mares, lagos e oceanos começaram a formar-se, e as sustâncias lá presentes juntaram-se em estruturas maiores, dando origem aos chamados coacervados. Estes tinham a capacidade de absorver substâncias do meio e transformá-las em seu interior. Eles também eram capazes de reproduzir-se.

Evolução: os organismos sofreram grandes modificações, e seus aparatos bioquímicos tornaram-se semelhantes aos atuais.


Marisasoaresrosa: adorei sua explicação
Perguntas similares