• Matéria: Sociologia
  • Autor: RayzaKaty5690
  • Perguntado 3 anos atrás

7. Leia o texto a seguir para responder às questões.

"O que hoje chamamos de "arquitetura monumental" é, antes de tudo, a expressão do poder, e este poder exibe-se na reunião de custosos materiais de construção e de todos os recursos da arte, bem como num domínio de todos os estilos de acessórios sagrados, grandes leões, touros e águias, com cujas poderosas virtudes o chefe de Estado identifica suas próprias capacidades mais frágeis. A finalidade dessa arte era produzir terror respeitoso [. ]. MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1982. P. 78. "

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre as sociedades mesopotâmicas, discorra breve- mente sobre as estruturas sociais características daquela sociedade, apontado diferenças e hierarquias entre seus membros, refletidas nos grandes monumentos construídos por seu império. ​

Respostas

respondido por: brenofcr
1

A arquitetura monumental era o nome dado a grandes estruturas de construção no intuito de serem públicas e de promover a demonstração de poder de um governo e de seus seguimentos na sociedade, como era o caso das castas da sociedade mesopotâmica.

A divisão das castas na Mesopotâmia

Castas, nada mais são que um sistema de estratificação social com base na classificação social de um indivíduo, principalmente no seu segmento profissional.

Estas castas não permitiam mobilidade de um seguimento para o outro, os soberanos detentores do poder, politico, militar e religioso, seguidos de aristocratas e militares, enquanto toda base estava os trabalhadores braçais e servos( camponeses e escravos), os quais eram os responsáveis pelas grandes construções.

Mais sobre Mesopotâmia em:

https://brainly.com.br/tarefa/783428

Anexos:
Perguntas similares