• Matéria: ENEM
  • Autor: romanogamer7333
  • Perguntado 3 anos atrás

O catabolismo de ácido graxo é chamado de beta-oxidação. É um processo repetitivo em 4 etapas que ocorre nas mitocôndrias, no qual os ácidos graxos são convertidos em moléculas de acetil-coa. Os ácidos graxos ficam armazenados nos adipócitos na forma de triacilgliceróis e, quando mobilizados, são oxidados, principalmente pelas fibras musculares, para a produção de energia. A oxidação completa de um grama de ácidos graxos gera mais do que o dobro de energia do que a oxidação completa de um grama de glicose. Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) o ácido graxo não consegue atravessar a membrana interna da mitocôndria, por isso, é necessária a participação da carnitina para que os ácidos graxos alcancem a matriz mitocondrial. B) as enzimas da beta-oxidação estão localizadas no espaço intermembranoso. Portanto, com auxílio da coenzima a (coa), os ácidos graxos são transportados através da membrana externa para o espaço intermembranoso. C) na beta-oxidação, as reações oxidativas geram elétrons que são transferidos apenas para nad+, formando nadh que, por sua vez, transportam os elétrons para a cadeia respiratória. Além disso, há formação de atp durante a beta-oxidação. D) o ácido graxo, sendo lipossolúvel, atravessa facilmente as membranas externa e interna da mitocôndria, alcançando a matriz mitocondrial. Não há necessidade de auxílio de outras moléculas para o transporte do ácido graxo através das membranas mitocondriais. E) a beta-oxidação do ácido graxo resulta na formação de acetil-coa e corpos cetônicos, além dos elétrons que são gerados nas reações oxidativas, transferidos para a formação de nadh e fadh2


taynarar2016: gabarito completo da Aap3- Bioquimica Aplicada a Saude alguem?

Respostas

respondido por: danielahamrick
12

Resposta:

Alternativa A. O ácido graxo não consegue atravessar a membrana interna da mitocôndria, por isso, é necessária a participação da carnitina para que os ácidos graxos alcancem a matriz mitocondrial.

Explicação:

Papel da carnitina no metabolismo energético

A carnitina é responsável por transportar os ácidos graxos que possuem cadeia longa pela membrana mitocondrial interna, sendo responsável por gerar energia pela célula.

Para funcionar no metabolismo energético, a carnitina é levada para para o coração e músculo esquelético e durante esse processo, forma um complexo (acil-carnitina + coA) e esse complexo é o responsável por permitir a entrada de AGCL que interage com várias enzimas na mitocôndria oxidando a reação e gerando energia.

respondido por: viniciusrm19
5

O catabolismo do ácido graxo exige a presença de proteínas específicas, como a carnitina, que permite a entrada destas moléculas na matriz mitocondrial, uma vez que são inconsistentes com a membrana (Alternativa A).

Aspectos do Catabolismo de Ácido Graxo

O ácido graxo, em algumas situações, pode ser utilizado para o catabolismo, no sentido de formar moléculas intermediárias, que poderão atuar na produção de ATP.

Este processo é conhecido como beta oxidação. Todavia, para que seja utilizado dentro da mitocôndria, exige a presença da proteína carnitina, a qual atua como uma mediador, possibilitando a entrada dos ácidos graxos na mitocôndria.

Mais sobre catabolismo de ácido graxo: brainly.com.br/tarefa/19591182

Anexos:
Perguntas similares