ATIVIDADES DE ESTUDOS DE CASO
8.1 Atividade 1
P.L.S.V tem 18 anos, gênero feminino, filha única. Foi atendida no hospital apresentando inflamação das vias aéreas superiores e suspeita diagnóstica de infecção por covid-19. Na enfermaria, apresentou taquidispnéia importante e evoluiu para insuficiência respiratória aguda, motivo pelo qual foi encaminhada à UTI, com necessidade de intubação orotraqueal (ventilação mecânica). Com a admissão na UTI, foi solicitado que você, nutricionista, realizasse a avaliação dela. O tempo de internação nesta unidade foi de 28 dias. Você observou a presença de edema no tornozelo, constipação intestinal e ascite moderada; verificou que as proteínas séricas estiveram abaixo dos valores de referência (VR) em grande parte do tempo de internação e anotou os medicamentos de uso hospitalar a serem considerados no planejamento da terapia nutricional: Bromoprida, Domperidona, Lactulona e Dimeticona.
Na avaliação antropométrica apresentou os seguintes dados:
PA: 45kg
A: 1,62m
CB: 27cm 17
Considerando as informações acima:
A. Como você realizaria a avaliação nutricional?
Paciente abaixo do peso conforme cálculo dos seu imc, onde dentre das medidas da obtidas circunferência do braquial ouve clara perda da sua massa muscular, aparentemente devido ao seu quadro clinico durante seu longo período da sua internação hospitalar ocasionado pelo covid-19. Tendo também problemas intestinais, que requerem mais atenção durante a dieta para não se agravarem. Durante seu período o paciente também foi constatado edema no tornozelo o que pode se caracterizar problema de circulação, devido agravamento dos eu quadro durante sua internação.
Sendo que conforme a prescrição da sua medicação para ao seu acompanhamento nutricional, o mesmo deverá seguir uma dieta baseada onde com auxílio da mesma, os seus problemas de constipação e também nos níveis das proteínas séricas elevando-os para os poucos normalizem e assim evitem problemas com náuseas, vômitos, dores abdominais entre outros desconfortos o qual seu intestino possa aos poucos ir se reabilitando.
B. Qual o diagnóstico nutricional?
Paciente com baixa peso conforme o cálculo do seu imc, perda aparente de massa muscular conforme circunferência braquial, sendo necessário repor seus níveis proteicos para assim seu organismo poder aos poucos reabilitando.
Diante seu quadro atual de principal orientação seria uma dieta reposição de carboidratos e proteínas, levando consideração os seus problemas com vias aéreas durante seu período de internação sendo necessário aumentar pincipalmente seus consumo de proteínas e diminuir os carboidratos e um aceitável nível de lipídeos, devido o auxílio da sua medicação evitando problemas intestinais no decorrer do seu acompanhamento nutricional.
C. Qual o objetivo da terapia nutricional?
Podemos destacar como principal objetivo fazer com o paciente ganhe peso e ao mesmo tempo recuperar sua massa muscular, na mesma proporção com o seu aumento proteico se estabilize.
D. Por qual (is) motivo (s) as medicações devem ser consideradas na terapia nutricional?
A terapia nutricional prioriza a administração de nutrientes no trato digestivo, sempre que possível, como forma de manter a integridade do mesmo. Por outro lado, os nutrientes são também capazes de interagir com fármacos, sendo um problema de grande rele- vância na prática clínica.
E. Qual a conduta dietoterápica?
De maneira geral, a dieta segue o mesmo padrão, o fracionamento de cinco a seis refeições diárias e devem ser evitados os alimentos irritantes e estimulantes de secreção gástrica, sendo necessário aumento de alimentos ricos em proteínas e com níveis aceitáveis de carboidratos, onde com auxílio da medicação se recupere ganho de peso e de sua massa muscular.
F. Quais as recomendações nutricionais?
Paciente deve ter uma dieta variada onde , deve priorizar ingestão de proteínas e carboidratos, dado prioridade a alimentos proteicos com níveis aceitáveis e ao mesmo tempo evitar consumo de outros com alto níveis de carboidratos devido aos seus problemas durante seu período hospitalar, e ingerir também alimentos com lipídeos onde possa auxiliar no seu ganho peso mais rápido possível.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Opa, tudo bem? Essas respostas foram corrigidas?
Explicação:
angelita201125:
o peso da paciente esta errado Ela pesa 55kg e não 45
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás