“A partir de 2020, o aumento da fome no Brasil foi impactado pela pandemia, como em outros países. Mas não é só o efeito da covid que explica a piora no nível de segurança alimentar dos brasileiros, que já vinha piorando antes do coronavírus. O alastramento da fome no Brasil é reflexo também do fim ou esvaziamento de programas voltados para estimular a agricultura familiar e combater a fome, além de defasagem na cobertura e nos valores do Bolsa Família, segundo especialistas em segurança alimentar, políticas públicas e desigualdade ouvidos pela BBC News Brasil. São 19 milhões de brasileiros em situação de fome no Brasil, segundo dados de 2020 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). A comparação com 2018 (10,3 milhões) revela que são 9 milhões de pessoas a mais nessa condição”. BBC News Brasil. Não é só efeito da pandemia: por que 19 milhões de brasileiros passam fome. Considerando essas informações, elabore um texto dissertativo de até 02 laudas demonstrando a importância do setor público em políticas e programas que estimulem o combate à fome no Brasil. Como orientação para realizar o MAPA, acesse a notícia, o artigo (link disponibilizado abaixo) e também o conteúdo disponibilizado no livro da disciplina página 94, sobre o item “Políticas Públicas Distributivas: O caso brasileiro” para conseguir levantar informações sobre o assunto em questão.
Respostas
Resposta:
A FOME não Espera
Dados documento divulgados pelo IBGE cerca de 7 milhoes de pessoas convivem com a fome no território brasileiro. No entanto ainda existem mais de 40 milhes de pessoas que não comem a quantidade mínima necessárias de uma alimentação, conforme as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com a insegurança alimentar é preciso o fortalecimento do salário mínimo, a geração de empregos formais, a organização da legislação trabalhista, a execução de projetos de transferência de renda e a oferta de merenda escolar social, isso também faz parte do desenvolvimento econômico,
No entanto as políticas públicas são fundamentais no combate à fome, uma vez que a insegurança alimentar é resultado das escolhas políticas e econômicas. As cooperativas populares precisam ser vistas como um importante meio de diminuição da pobreza no Brasil. Espaços públicos ociosos podem ser usados para a produção de alimentos. Alimentos de origem aquática têm ótimo potencial para garantir a segurança nutricional da população.
Explicação: