A vigilância sanitária é definida como um conjunto de ações que buscam diminuir os riscos à saúde causados por problemas associados ao meio ambiente, produção e circulação de bens ou prestação de serviços de interesse da saúde. No Brasil, é representada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é responsável por inspecionar alimentos, bebidas de consumo humano, medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos, estabelecimentos e serviços de saúde que podem comprometer a segurança do paciente (BRASIL, 2019). Com relação à vigilância em saúde, assinale a alternativa correta: a. A inspeção de produtos e serviços de saúde, como alimentos e bebidas, é de responsabilidade da vigilância epidemiológica. B. A vigilância ambiental monitora e analisa casos de doenças, acidentes, violências ou agravos, além de criar planos de contigência. C. A vigilância ambiental controla a qualidade da água, do solo, do ar, de alimentos, bebidas, saneantes e produtos de saúde. D. A vigilância em saúde usualmente é dividida em vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador. E. A vigilância epidemiológica preocupa-se com os riscos e casos de morbimortalidade associados ao trabalho
Respostas
Resposta:
C
Explicação:
A vigilância em saúde usualmente é dividida em vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A vigilância em saúde usualmente é dividida em vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador.
Com relação à vigilância sanitária que tem como foco a proteção e promoção da saúde, a opção correta é a alternativa C: "A vigilância ambiental controla a qualidade da água, do solo, do ar, de alimentos, bebidas, saneantes e produtos de saúde."
Empresas ambientalmente responsáveis estão defendendo produtos com mais segurança e eficiência no campo, melhorando assim a qualidade da água, solo, ar, alimentos, bebidas e produtos de saúde.
Quais são os principais objetivos da vigilância sanitária?
- Reduzir a incidência e prevalência de doenças;
- Aumentar a qualidade e eficiência da prestação de serviços de saúde;
- Melhorar a saúde pública (por exemplo, reduzindo os fatores de risco para doenças transmissíveis);
- Fornecer informações que possibilitem melhores decisões de gestão;
- Permitir melhores decisões de gestão como a rentabilidade e alocação de recursos.
Assim, a vigilância em saúde é um processo sistemático de observação, medição e avaliação da saúde, particularmente no que se refere à detecção precoce, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.
Aprenda mais sobre o papel da vigilância sanitária em: https://brainly.com.br/tarefa/46975214
A vigilância em saúde usualmente é dividida em vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador.