Do alto de um edifício de altura 20,0 m, deixou-se cair, desde o repouso, uma pequena esfera de aço; ao mesmo tempo no chão desse edifício, na mesma linha imaginária, lançou-se para cima outra esfera de aço com velocidade vo. Qual é aproximadamente a velocidade vo, em m/s, da segunda esfera para que elas se encontrem na meia altura do edifício?
a) 4
b) 10
c) 14
d) 20
e) 25
Respostas
A alternatica C é a correta. A velocidade Vo que a segunda esfera deve ser lançada para que encontre a primeira esfera no meio do edifício é de 14 m/s.
Análise do problema
Cinematicamente, ambas as esferas apresentam praticamente a mesma trajetória, a única diferença é o sentido do deslocamento das esferas.
Ambas sofrem a influência da mesma aceleração (gravidade) e, do enunciado, as esferas se encontram na meia altura do edifício. Para que essa condição ocorra, é necessário que a velocidade inicial da segunda esfera seja igual a velocidade final da primeira esfera antes do encontro entre as esferas.
Velocidade inicial
Sabendo que a primeira esfera é abandona do alto do prédio, é possível determinar a velocidade final utilizando a Equação de Torricelli:
Como a velocidade inicial da segunda esfera precisa ser igual a velocidade da primeira esfera ao atingir a meia altura do edifício, a velocidade é exatamente igual a .
Assim, a alternativa C é a correta. A velocidade de lançamento da segunda esfera é aproximadamente igual a
Para saber mais sobre Cinemática, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/39012077
Espero ter ajudado, até a próxima :)