• Matéria: Pedagogia
  • Autor: klykimu
  • Perguntado 3 anos atrás

“Sociedade e língua estão ligadas desde a origem da própria língua. [...] A realidade sociolinguística do Brasil repete uma divisão ocorrida com o Latim, formando duas grandes normas do Português brasileiro: a norma culta sendo usada pela elite e a norma popular falada por grande parte da população que adquire a língua em condições precárias e não possui recursos para mudar isso.”
(DAMASCENO, Patrícia; SIERRO, Natalina. A origem da língua portuguesa: contexto geral e brasileiro. UEMS:Campo Grande, 2014.)
A considerar a citação acima, é possível afirmar que as autoras, quando mencionam a divisão ocorrida com o Latim , se referem
a.ao latim introduzido na Lusitânia pelos romanos;
b.às duas vertentes do Latim, a clássica e a vulgar.
c.à consolidação do idioma português, originado do latim.
d.às línguas gerais indígenas (tupi) e africanas;
e.às línguas peninsulares: catalão e galego-português.


klykimu: a resposta correta é a letra (B), às duas vertentes do Latim, a clássica e a vulgar.

Respostas

respondido por: joaopaulooas
1

Quando a autora menciona no texto que a divisão ocorrida com o latim formaram duas grandes normas, ela está se referindo a ao latim clássico e o vulgar. Dessa forma, a resposta correta é a letra B, pois ela traz as duas formas corretamente.

Qual a diferença entre o latim vulgar e o clássico?

A maior diferença entre o latim vulgar e o clássico diz respeito a forma e o espaço em que o latim era aprendido. Nesse sentido, o vulgar era o latim aprendido nas ruas e no cotidiano popular. Já o latim clássico era o ensinado nas escolas da época, por isso tinha uma certa restrição na aprendizagem.

Aprenda mais sobre o latim aqui: https://brainly.com.br/tarefa/14068179

Anexos:
Perguntas similares