Um automóvel faz um percurso de quatro horas rodando a uma
velocidade média de 80 Km/h. O consumo deste automóvel é de 1 litro de
gasolina (C8H18) para cada 10 Km rodados. Calcule a massa de gás
carbônico liberada ao fim da viagem:
Dados: densidade da gasolina = 0,8 g/mL. C = 12, O = 16, H = 1.
a) 18 kg.
b) 46 kg.
c) 67 kg.
d) 79 kg.
e) 87 kg.
pfvvv
Respostas
Você precisa saber qual o volume de gasolina que foi gasto. Pra encontrar esse volume, você precisa primeiro saber qual a distância que o carro percorreu. A fórmula da distância é velocidade média x tempo:
Sabemos que a velocidade média é 80 km/h e o carro andou por quatro horas, então:
Se o carro gasta 1 litro de gasolina para cada 10 quilômetros rodados, então podemos descobrir quantos litros ele gastou nesse percurso dividindo a distância por 10:
Então foram 32 litros de gasolina. Agora precisamos saber quantos gramas de gasolina isso dá. Se a densidade da gasolina é 0,8 g/mL, e temos 32 L = 32000 mL de gasolina, então:
De posse da massa da gasolina, precisamos saber qual massa de gás carbônico ela liberará. A combustão é um processo onde a molécula em questão é aquecida junto com gás oxigênio ao ponto de se separar em água e gás carbônico. A expressão que temos é:
Balanceando:
Então para cada mol de combustível, teremos 8 mols de gás carbônico sendo produzidos. Agora vamos ter que descobrir as massas molares do combustível e do gás carbônico:
De posse dessas duas massas, vamos descobrir quantos mols de combustível foram queimados na combustão. Se um mol de combustível tem 114 g de massa, então 25600 g de massa divididos por este valor nos darão os mols de combustível queimados:
Sabendo que 1 mol de combustível produz 8 mols de gás carbônico, o número de mols de gás carbônico produzido é:
Como sabemos que cada mol de gás carbônico tem 44 g da substância, então 1800 mols terão:
Conclusão: A massa de gás carbônico produzida neste percurso é de 79 kg. Letra D.