Respostas
Resposta:
Durante a Primeira Grande Guerra, tivemos dois blocos principais que dividiram a Europa ao meio. As fronteiras das alianças não são apenas geográficas, criando divisões que se perpetuaram nos conflitos subsequentes e influenciaram o estado atual dessas nações.
Explicação:
As nações dividiram-se em duas alianças opostas, sendo inicialmente organizadas da seguinte forma: - Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália; - Tríplice Entente: França, Reino Unido e Rússia.
Uma política de alianças é uma série de acordos diplomáticos, geralmente de natureza militar, que visam garantir a soberania nacional por meio de uma rede internacional de apoio.
Na 1° Guerra Mundial formaram-se as seguintes alianças:
Tríplice Aliança - Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. Esta uniu-se à Alemanha em represália à França, que frustrara a pretensão italiana de conquistar a Tunísia. Mas o fato de a Áustria-Hungria fazer parte do bloco incomodava os italianos, devido à questão das “cidades irredentas”.
Tríplice Entente - Reino Unido, França e Rússia. Esse nome vem de Entente Cordiale (“Entendimento Cordial”) – forma como o governo francês definiu sua aproximação com a Inglaterra, de quem a França era adversária tradicional.
E na 2° Guerra Mundial foram -
Aliados - Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos.
Eixo - Alemanha, Itália e Japão.
Espero ter ajudado.