Respostas
Resposta:
Como a Revolução Industrial Inglesa afetou o Brasil
O Ciclo do Algodão, voltado para a exportação, alavancou a economia do Brasil Colônia e impulsionou o processo de industrialização do país.
O Ciclo do Algodão no Brasil foi um dos chamados Ciclos Econômicos do país e se deu entre meados do século XVIII e início do XIX.
Esse ciclo se situa entre a decadência da extração de ouro e o início da expansão da cafeicultura no país
CONTEXTO HISTÓRICO
Com a Revolução Industrial Inglesa, houve a necessidade cada vez maior de matéria-prima para alimentar a indústria têxtil. Isso animou os agricultores brasileiros a optarem pelo cultivo do algodão.
O maior produtor de algodão do mundo eram os Estados Unidos, que também exportavam para a indústria inglesa. Mas com a sua independência houve o rompimento das relações com a Inglaterra, o que aumentou a demanda pelo produto.
Era tamanha a procura pelo algodão que praticamente toda a produção brasileira era exportada para as tecelagens inglesas.
Características do Ciclo do Algodão
Por haver se tornado o principal produto de exportação brasileiro, o algodão foi plantado e larga escala principalmente no Maranhão.
A mão de obra que labutava nas lavouras era totalmente escrava e o cultivo era feito em imensas fazendas chamadas latifúndio.
Predominava também na época o sistema da monocultura, ou seja, um único produto era cultivado.
Outros Estados que também se destacaram no Ciclo do Algodão foram Bahia, Pará, Ceará e Pernambuco.