• Matéria: Português
  • Autor: luisanaumbr
  • Perguntado 3 anos atrás

pesquise o verbete vincent van gogh em uma enciclopédia virtual e observe os quadros desse pintor para descobrir por que o poeta mario quintana se refere a ele ao falar das tabuletas amarelas​

Respostas

respondido por: AC1969
0

A alusão a Van Gogh menciona uma das cores preferidas do pintor holandês, que tinha as paisagens rurais e os girassóis entre seus temas principais. Acredita-se que o forte amarelo das pinturas do artista expresse sua busca pela vida e pela alegria.

No poema "Vento", de Mario Quintana, o eu lírico comenta que o vento, ao contrário dos leitores, passa por todas as tabuletas, "sem esquecer, ó Van Gogh, as tabuletas amarelas". É uma intertextualidade.

     

A poesia de Mario Quintana e a intertextualidade

A questão trabalha com uma poesia de Mario Quintana que cita o pintor holandês Vincent Van Gogh, especificamente mencionando a cor amarela que era uma de suas características. Trata-se de uma alusão intertextual.

 

Intertextualidade é a relação de um texto com outros textos, como quando um autor cita outro autor. A poesia, que costuma envolver imagens e a evocação de atmosferas ou estados de espírito, muitas vezes envolve intertextualidades.

 

Mesmo em prosa, alguns escritores, como o francês Honoré de Balzac e o argentino Jorge Luis Borges, têm obras com muita intertextualidade, em que vários outros autores são citados, frequentemente de forma metafórica.

 

Assim como acontece no poema de Mario Quintana, muitas vezes a alusão intertextual evoca uma característica, sem entrar em detalhes. Para compreender o sentido, é preciso conhecer o autor citado ou fazer uma pesquisa, da maneira que o exercício solicita.

 

Continue aprendendo sobre intertextualidade aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24816358

 

#SPJ1

Perguntas similares