O rancho não era mais do que o prolongamento da garapeira1, com a qual tinha comunicação interior. Era, como são tais pontos, apenas envarado até meia altura e coberto de telhas. De um lado estava a longa manjedoura em que os cavalos dos rancheiros passavam a noite aproveitando, de mistura com alguns pés de capim, cortados de tarde, os talos e retraços que nela tinham deixado os cavalos dos rancheiros na noite anterior. Do outro lado o alpendre mostrava-se inteiramente livre, como convinha, a fim de terem os hospedes espaço para as suas redes [...], e donde a qualquer hora da noite podiam ver os seus animais alguns passos de distância, comendo se havia o que [...]. O dono da garapeira, responsável pela segurança dos animais, fechava as portas do puxado quando via os rancheiros recolhidos, e só reaparecia ai de madrugadinha para receber destes a respectiva paga. Muitas vezes, estava ele ainda deitado quando ouvia uma voz que lhe dizia:
– Aqui fica o dinheiro, seu Ignacio.
Era a voz do rancheiro, o qual punha por baixo da porta a quantia devida. Nunca nenhum se ausentou sem ter primeiro cumprido o seu dever, com a proverbial probidade do matuto e do sertanejo do norte. [...]
*Vocabulário:
1garapeira: espécie de rancho, em beira de estrada, onde os tropeiros, mediante pagamento, obtêm garapa e alimento para seus animais e eventualmente recebem abrigo.
Respostas
Resposta:
E A B
Explicação:
EU ACERTEI
A informação principal deste texto está em:
"O pai do narrador foi embora na canoa."
Interpretação do texto "A terceira margem do rio"
O narrador deste texto começa seu parágrafo inicial mostrando para os leitores algumas características sobre os personagens que fizeram parte deste enredo, que são pertencentes à sua família.
No entanto, houve um acontecimento inesperado. Ao começar a fabricar uma canoa, o pai do narrador abandonou a família simplesmente sem nenhum tipo de argumento.
Conforma os dias foram se passando, a ideia de que ele estaria indo embora foi aumentando.
Até que no final do texto, o narrador afirma que ele não consegue esquecer do dia em que a canoa ficou totalmente pronta.
Veja mais sobre "A terceira margem do rio" em brainly.com.br/tarefa/51872140