• Matéria: História
  • Autor: paulona107
  • Perguntado 3 anos atrás

Proclamação da República

[...] as manifestações públicas começaram a se tornar comuns e críticas ao imperador cresciam. Um atentado contra o carro do imperador, em julho de 1889, motivou o Império a proibir manifestações públicas em defesa da república, mas o Brasil estava em um caminho sem volta, pois o grupo de insatisfeitos era muito grande.

Em novembro de 1889, a conspiração estava em curso e contava com nomes como Aristides Lobo, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Sólon Ribeiro, entre outros. O que faltava para os conspiradores era a adesão do marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente e primeiro presidente do Clube Militar. [...]


De acordo com esse texto, uma das causas da Proclamação da República brasileira foi a

a) ampliação da influência religiosa.

b) desconfiança no exército nacional..

c) inserção social dos negros libertos.

d) instabilidade da estrutura política.

ME AJUDEM!!!​


julinhonegao: E a E)

Respostas

respondido por: fodinhabrows
8

Resposta:

resposta e a letra c

Explicação:

expicacao completa no meu site

respondido por: EduardoPLopes
12

O que o texto ressalta é que havia uma grande insatisfação de setores sociais com o Imperador e que esta situação tornava a política instável, ao ponto de ter havido um atentado contra a vida do Imperador. É correta a alternativa D.

Como os militares se relacionam com a Proclamação da República?  

Os oficiais militares eram um dos setores insatisfeitos com a Monarquia no Brasil e que defendiam ser necessário ou uma Reforma política ampla ou mesmo uma substituição completa daquele sistema por um modelo republicano. Faziam isto sobretudo por razões ideológicas, movidos pela adesão ao Positivismo Lógico, vendo a Monarquia como um sinal e uma causa dos atrasos brasileiros.

Mais sobre a Proclamação da República em:
https://brainly.com.br/tarefa/19705281

Anexos:
Perguntas similares