GEOGRAFIA 9° ANO ESTADO, NAÇÃO, TERRITÓRIO, GOVERNO EPAÍS. Leitura do texto abaixo: Conceitos de Estado, Nação, Território e país. Os termos Estado, nação, território e pais são conceitos chave da Geografia. Muitas vezes são usados como sinônimos, mas cada termo se refere a conceitos distintos, muito importantes para entender o mundo atual. Veja a seguir O Estado O estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente, é o ordenamento juridico que regula a convivência dos habitantes de um país. O governo é a forma como as instituições políticas e administrativas do país produzem as leis (Poder Legislativo), colocam as leis em prática (Poder Executivo) e garantem sua execução (Poder Judiciário). Além disso, há as forças armadas, organizações responsáveis pela defesa do território. Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca a sua soberania, ou seja, busca ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território. O Estado soberano é aquele que não tem de reconhecer nenhum poder superior a ele. Uma nação pode constituir um Estado soberano. Quando ela ocupa um territorio se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade. Há Estado-nação que abrangem diversas nações, como o Reino Unido (que reúne as nações inglesa, galesa, escocesa e norte-irlandesa). e A nação O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a lingua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais. Há nações com um Estado constituído, como a Alemanha, o Japão ou Portugal, e há nações que almejam constituir-se como Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos, na China, e os Curdos, espalhados entre Turquia, o Irã, o Iraque o Azerbaijão, a Síria e a Armênia. O território O território de um pais é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. o território é delimitado por limites politicos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira, etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos. De modo geral, os limites políticos dos países são determinados por traçados tanto naturais quanto artificiais. O território de um pais é formado pelo solo continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território marítimo. O país Podemos definir pais como um território politicamente delimitado, com unidades politico administrativas, moeda própria, reconhecimento internacional e, em geral, habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania perante outros países e uma Constituição.
1° De acordo com o texto a nações com um estado construído, mas ainda não o são , descreve duas delas abaixo:
Respostas
Resposta:
1 - os tibetanos, na China;
2- e os Curdos (espalhados entre Turquia, o Irã, o Iraque o Azerbaijão, a Síria e a Armênia).
Explicação:
Encontra-se no texto enunciado "... os tibetanos, na China, e os Curdos, espalhados entre Turquia, o Irã, o Iraque o Azerbaijão, a Síria e a Armênia".
Sobre os tibetanos
Formam o grupo étnico nativo do Tibete e das áreas que o circundam, abrangendo uma região que vai da Ásia Central, a norte e oeste, a Mianmar e a China histórica, no leste, e até a Índia, Nepal e Butão, ao sul. Existem comunidades tibetanas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suíça, Noruega, França, Taiwan e Austrália.
Sobre os Curdos
É um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. O povo curdo aspira conquistar independência política e territorial do Irã, Iraque, Síria e Turquia. A luta pela autonomia desse povo vem sendo combatida de maneira violenta, especialmente pelo Iraque e Turquia. No Iraque, os curdos estão estabelecidos em uma região rica em petróleo, por isso, na década de 80, o ditador Saddam Hussein usou armas químicas para matar 5.000 curdos.
Espero ter ajudado. Bons estudos! ;)