A Casa das Lembranças Perdidas − Kate Morton
Esse foi meu quarto contato com a escrita de Kate Morton, e, entre suas obras, se tornou uma de minhas favoritas, sem tirar o posto de A Casa do Lago. Em seu primeiro trabalho, além da autora demonstrar uma escrita primorosa, com personagens e enredo desenvolvidos com esmero, seu estilo e temáticas presentes em romances posteriores já podiam ser observados, como a cuidadosa reconstrução histórica da primeira metade do século XX, segredos familiares, a força da arte e um presente assombrado pelo passado. A influência da literatura gótica, como explicitado por ela em sua nota final, traz o ar soturno de A Casa das Lembranças Perdidas [...].
O panorama histórico de A Casa das Lembranças Perdidas é muito bem desenvolvido, apresentando as mudanças, sobretudo na sociedade britânica [...]. E, ao apresentar o contexto [...] da época, encontra meios também de desenvolver suas personagens, já que são diretamente afetadas por essas transformações. Ainda, a forma de como suas características são desenvolvidas aos detalhes permite uma maior absorção de suas motivações e escolhas. [...]
O trunfo de Kate Morton está, sem dúvidas, nos detalhes. A Casa das Lembranças Perdidas é um romance ricamente construído, daqueles livros para ser apreciado aos poucos. As histórias da autora não são para quem tem pressa ou busca uma maior agilidade, porque tudo se desenvolve entre minúcias − e é nessa característica que reside o destaque. O final, entretanto, é daqueles de se devorar conforme cresce a tensão narrativa e os mistérios se colocam na iminência de serem revelados. Fui surpreendida e impactada pelas descobertas, finalizando a leitura com o sabor agridoce de ter sofrido por seu desenrolar e, ao mesmo tempo, me deleitado com uma obra tão bem construída.
Para defender a ideia de que o livro não pode ser lido com pressa, a autora desse texto utiliza o seguinte argumento:
a) “... se tornou uma de minhas favoritas, sem tirar o posto de A Casa do Lago.”. (1º parágrafo)
b) “... seu estilo e temáticas presentes em romances posteriores já podiam ser observados,...”. (1º parágrafo)
c) “A influência da literatura gótica, como explicitado por ela em sua nota final,...”. (1º parágrafo)
d) “... tudo se desenvolve entre minúcias − e é nessa característica que reside o destaque.”. (3º parágrafo)
e) “Fui surpreendida e impactada pelas descobertas, finalizando a leitura com o sabor agridoce...”. (3º parágrafo)
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