O Brasil tem um longo histórico de conflitos fundiários, mas se engana quem pensa que isso se refere apenas à tensão entre proprietários e movimentos sociais desde a década de 1980. As primeiras disputas de terra se deram ainda no século 16 entre indígenas e portugueses. Desde então, a questão indígena tem sido acompanhada por uma série de complexidades, e os conflitos no campo se mantêm [. ]. Com base nesse texto, atualmente, os conflitos fundiários envolvendo os indígenas ocorrem devido à criação de leis que impedem a exploração da natureza. À distribuição de terras promovida pela reforma agrária. À expansão da fronteira agrícola no território nacional. Ao desaparecimento de empregos nas atividades do campo. Ao incentivo à produção extensiva na agricultura familiar
Respostas
à expansão da fronteira agrícola no território nacional.pq a expansão do território agrícola deve afetar de algum modo o território indígena criando alguma desavença, essas fronteiras agrícolas muitas vezes tomam o espaço do território indígena, o que gera esse conflito.
Atualmente, é notório que os principais conflitos latifundiários com os indígenas, se dão mediante a expansão da fronteira agrícola, que não respeita estes limites culturais (Alternativa A).
Questão Índígena e Expansão da Fronteira Agrícola
Desde o Brasil Colonial, os indígenas sofrem com a expansão da fronteira agrícola, como ocorreu com a questão dos bandeiras, que adentravam o território brasileiro.
Nos últimos anos, este processo se intensificou, por conta da expansão da fronteira agrícola, a qual não respeita os limites estabelecidos pelas fronteiras indígenas, o que compromete aspectos que pertencem ao patrimônio imaterial brasileiro.
Mais sobre conflitos indígenas e fronteira agrícola: brainly.com.br/tarefa/45518217