Respostas
O feminicídio é um problema recorrente no Brasil, várias mulheres são agredidas e assassinadas todos os anos no país, e seus companheiros estão entre os principais responsáveis por tais crimes. Essa situação é reflexo de uma sociedade construída a partir de uma base machista e patriarcal que, apesar da evolução do corpo social, ainda mantém pensamentos ultrapassados sobre as relações sociológicas.
Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o número de mulheres assassinadas entre 2000 e 2010 foi de 43,7 mil, e 40% dessas vítimas foram assassinadas em casa, tendo muitas vezes como agressores seus ex ou atuais companheiros. É possível acrescentar que a diferença entre gêneros não está apenas presente na vida doméstica, está, por exemplo, no âmbito político e profissional idem.
Os fatores que provocam esses problemas atrelados ao gênero, vem de uma realidade vivida a décadas,onde, as famílias tinham uma organização hierarquizada, e a figura masculina estava no topo,fazendo com que as mulheres fossem submissas.
Apesar de grave, o feminicídio pode ser combatido através de uma atuação do governo federal, no aumento do número de delegacias da mulher, além do incentivo a manifestações feministas, que podem incentivar vítimas a denunciar seus agressores.