Uma bala é atirada de uma arma no nível do solo, com uma velocidade inicial de 20m/s fazendo um ângulo de 30° com a horizontal. Encontre:
a) O Vetor que representa a posição da bala em função do tempo. B) O vetor velocidade da bala em função do tempo e o módulo da velocidade em = 2. C) O alcance horizontal atingido pela bala
Respostas
a) A fórmula genérica da posição em função do tempo é:
Como a bala é atirada do nível do solo, podemos considerar o nível do solo como origem da bala, então:
No caso desta bala, como ela é atirada a 30º, ela vai ter uma velocidade horizontal e uma vertical. Se você desenhar o vetor a 30º e decompô-lo em suas componentes x e y, vai perceber que:
Onde |v| é o módulo do vetor de velocidade, 20 m/s.
Fazendo as contas, temos as seguintes velocidades iniciais:
Agora precisamos pensar em termos de acelerações. Horizontalmente, a bala não deve ter resistência de força nenhuma; então, por inércia, ela deve continuar se movendo horizontalmente na mesma velocidade até cair no chão. Verticalmente, a bala sofre por ação da gravidade, então precisamos levar a aceleração da gravidade em conta. Ou seja:
Portanto, o vetor de posição da bala em função do tempo é:
b) A velocidade é a derivada da posição em função do tempo. Logo:
Como já conhecemos as acelerações e velocidades iniciais para x e y, temos:
Então o vetor de velocidades é:
O vetor velocidade em t = 2 s será:
O módulo é a raiz da soma dos quadrados dos componentes do vetor. Então o módulo da velocidade em t = 2 s é:
c) O alcance horizontal da bala será dado pela posição horizontal no momento em que a bala bate no chão. Esse momento é dado pela fórmula da posição da componente y que obtivemos, quando ela for igual a 0:
Como a bala sai do chão em t = 0, isso quer dizer que o instante em que ela bate no chão é t = 2,04 s. Aplicando esse valor à fórmula de distância horizontal percorrida pela bala, temos:
Então a bala tem um alcance horizontal de aproximadamente 35,33 m.