5.
Nas aulas de Educação Física para a educação infantil, as brincadeiras e os jogos são os instrumentos do trabalho e devem ser usados de forma que a criança se sinta acolhida em um local e momento que ofereçam prazer a ela. Porém, no processo de escolha dessas brincadeiras e jogos a serem utilizados, existe um critério fundamental que não pode ser ignorado para que não se corra o risco de não atingir os objetivos propostos.
Assinale a alternativa correta, na qual se encontra o critério fundamental para a escolha das brincadeiras e dos jogos a serem utilizados na Educação Física para a educação infantil.
A.
A fase do desenvolvimento motor em que se encontram.
B.
A atividade a ser executada junto às turmas.
C.
O tipo de resposta que a criança oferece durante a prática.
D.
O desenvolvimento de estratégias para compensar dificuldades.
E.
O repertório de atividades que a escola oferece para esse grupo.
Respostas
Resposta:
A.
A fase do desenvolvimento motor em que se encontram.
Explicação:
O trabalho da Educação Física na educação infantil segue alguns critérios que não podem ser ignorados. O uso de brincadeiras e de jogos é um deles, porém, como critério fundamental, há a observação da fase do desenvolvimento motor, na qual essas crianças se encontram para que de fato aquelas brincadeiras e atividades façam sentido para elas.
A escolha da atividade a ser executada junto às turmas é fundamental, porém deve ser realizada após saber a fase do desenvolvimento motor em que as crianças se encontram. O tipo de resposta que a criança oferece durante a prática é fundamental, mas, se a fase do desenvolvimento motor em que as crianças se encontram não for priorizada, essa resposta não vai ser a adequada para a idade.
O desenvolvimento de estratégias para compensar dificuldades deve ser realizado, mas em uma fase posterior. Deve-se priorizar a fase na qual a criança se encontra. Existem escolas que oferecem repertórios de atividades para serem realizadas com as crianças, mas isso não vai adiantar se por acaso a fase do desenvolvimento motor em que as crianças se encontram for ignorada.